Marcos Oliveira, de 68 anos, recebeu na tarde desta quinta-feira (10) a casa onde vai morar no Retiro dos Artistas, situado em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. O imóvel foi uma doação da atriz Marieta Severo, de 78, com quem o ator, conhecido por ter vivido Beiçola em A Grande Família, trabalhou na série da Globo. A Quem acompanhou a entrega da chave para o artista, que passará a viver em uma das três novas casas custeadas por Marieta no local.
A atriz já havia doado três casas anteriormente. Em entrevista, o astro falou sobre a Vila Marieta, sua residência que foi nomeada em homenagem à artista. “É maravilhoso morar em uma casa com esse nome, de uma grande artista, que tem consciência da sua função social. Fico muito emocionado. O mundo, a vida ainda vale a pena”, iniciou.
“A gente veio ao mundo para trocar figurinha. E eu tive uma grande troca com Marieta Severo”, acrescentou. Ele conta que não conseguiu conversar com Severo: “Não falei nada com ela, fiquei sabendo pela Cida, Rose e Jorge, que são os intermediários. Estou vivendo com esse problema de existência, e estou batalhando pelas minhas coisas”.
Em uma publicação no Instagram, ele agradeceu Severo e Tatá Werneck pelo auxílio financeiro. “Agora posso dormir tranquilo, seguro, com a Lolita, a minha filha de 4 patas, feliz por saber que a Mel e a Preta, minhas filhas mais velhas, estarão bem também e num espaço bom e feliz pra elas onde sempre poderei visitar”, contou na legenda.
O Retiro foi fundado em 1918 para apoiar profissionais do entretenimento em situação de vulnerabilidade. O espaço de 15 mil metros quadrados foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. A instituição, que atualmente é presidida pelo ator Stepan Nercessian, conta com 44 moradores e depende de doações e trabalho voluntário.
Os residentes têm plano de saúde, atendimento médico semanal e técnicos de enfermagem à disposição diariamente. Também são disponibilizadas sessões de fisioterapia diariamente. Os moradores ainda têm atendimento psicológico à disposição, aulas de ioga, salão de beleza, piscina, biblioteca e teatro, disponível para locação de eventos, formatura e espetáculos. As moradias são individualizadas para todos os residentes e seis refeições são servidas todos os dias.
Após duas desistências
Em conversa com a Quem em fevereiro, ele explicou o que o fez aceitar morar na instituição que acolhe artistas idosos após duas desistências. “Da última vez, eu ainda tinha esperança que a justiça seria feita e que o estelionatário que aplicou o golpe em mim e em outros idosos seria preso finalmente, a dívida que ele fez em meu nome seria encerrada e eu poderia seguir com minha vida, trabalhando e cuidando da minha saúde como eu estava. Mas o tempo passou e a justiça não foi feita ainda”, declarou Marcos, na ocasião.
No ano passado, o ator procurou a polícia alegando ter sido vítima de estelionato por um homem que se ofereceu para cuidar de suas redes sociais e, ao ter acesso ao seu celular, fez empréstimos em seu nome e o deixou com uma dívida de cerca de R$ 500 mil.
Por conta disso, o ator disse que sua situação financeira atualmente é delicada. “Depois do golpe que o estelionatário me aplicou em 2022, piorou consideravelmente, pois além de ter que me manter, ele fez dívidas em meu nome, usando meus documentos de forma criminosa e realizando empréstimos que hoje estão chegando a meio milhão de reais. Se eu soubesse na época que eu poderia ter acesso a estes empréstimos, eu teria comprado uma casinha ou sítio para eu morar. Nunca tive essa pretensão de pegar o que não é meu e nunca fui de viver às custas de algo que não fosse meu trabalho”, afirmou.
De acordo com Marcos, os empréstimos foram liberados porque ele tinha tinha seu nome limpo. “Não fui a primeira vítima dele. Se a justiça tivesse condenado ele à prisão logo no primeiro golpe que ele aplicou a uma idosa, nem eu e nem os outros idosos teríamos sido prejudicados. Eu fui o mais prejudicado, porque meu limite no banco era bom. Sempre paguei todas as minhas contas e nunca devi nada para ninguém. Agora, preciso ter trabalho até para me sustentar, pois até a aposentadoria foi comprometida. E mesmo que não fosse, é impossível sobreviver com aposentadoria.” O caso segue na justiça e ainda será julgado.
g1




























