A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em segunda votação nesta terça-feira (3), a criação de duas novas cadeiras de vereadores. O projeto de Lei 34760/2023 foi apreciado com 18 votos favoráveis e dois contrários, agora a partir de 2025, quando começam os novos mandatos no Legislativo, a Casa de Leis passará a contar com 27 parlamentares.
O projeto é de autoria do presidente do Legislativo, o vereador Chico 2000 (PL). O texto-base da proposta prevê um aumento de R$ 8,9 milhões em gastos que, somados às verbas indenizatórias e administrativas com os dois novos parlamentares, deve chegar ao valor de R$ 52,7 milhões. O montante é 20,5% superior à fatia utilizada do orçamento em 2023.
Chico 2000 apresentou um estudo e assegura que o aumento de vagas não acarretará em aumento do duodécimo.
O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), que votou favorável à aprovação, apontou também que o estudo apresentado pelo autor do projeto não vai impactar nas despesas da casa.
“O duodécimo dessa Casa hoje está na casa dos 84 milhões de reais, tendo 25 vereadores. Se tivesse 50 vereadores, o valor seria o mesmo. Se tivesse cinco vereadores, o valor seria o mesmo. Não aumenta um único centavo se quer ao contribuinte cuiabano. O que aumenta é a participação da sociedade. Por isso que voto a favor e defendo que tenha mais e mais representantes nesta Casa”, justificou seu voto.
Também votou favorável ao projeto, a vereadora Edna Sampaio (PT). Em justificativa lamentou as discussões rasas e apontou que a proposição abre espaço para o aumento da representatividade na Casa de Leis.
“É uma pena que a gente não possa fazer uma discussão mais aprofundada sobre a importância da ampliação da representação nesta Câmara. A ampliação do número é uma possibilidade de ampliar o número de mulheres e pessoas negras. A população cuiabana é de maioria negra, composta por mulheres, oriunda da classe trabalhadora, que gostaria muito de se ver representada em um parlamento não apenas no município de Cuiabá, mas também no estadual e federal”, disse a petista.
VEJA COMO VOTARAM OS VEREADORES:
CONTRA
Adevair Cabral – PTB
Dr. Luiz Fernando – Republicanos
FAVORÁVEL
Sargento Vidal (MDB)
Kássio Coelho – Patriota
Sargento Joelson – PSB
Johnny Everson – PDT
Cezinha Nascimento – União Brasil
Dídimo Vovô – PSB
Professor Mário Nadaf – PV
Eduardo Magalhães – Republicanos
Luís Claudio – PP
Rodrigo Arruda e Sá – Cidadania
Dilemário Alencar – Podemos
Edna Sampaio – PT
Jeferson Siqueira – PSD
Rogério Varanda – MDB
Paulo Henrique – PV
Dr. Ricardo Saad – PSDB
Marcus Brito Junior – PV
Demilson Nogueira – PP