Estreante na política, o vereador Charles da Educação (União Brasil), fez história em Várzea Grande pelo recorde de votos obtidos na eleição municipal de 2024. Com 4.859, ele se tornou o vereador mais votado da cidade, consolidando-se como uma das principais lideranças locais. Charles pretende atuar em prol da população, com foco na educação, esporte e saúde.
Aos 34 anos, Charles Fabiano Araújo Quadro, já trabalha no meio público há cerca de dez anos e já atuou em diversas áreas da administração pública, incluindo a Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Educação de Várzea Grande.
O vereador eleito nunca disputou um cargo eletivo, e esta foi sua primeira candidatura para vereador em Várzea Grande. Suas principais bandeiras são a educação inclusiva e o fortalecimento do esporte para toda a população várzea-grandense.
Em entrevista ao Cuiabá Notícias, Charles contou como chegou à política e como irá atuar como vereador em Várzea Grande.
CUIABÁ NOTÍCIAS – Quem é Charles da Educação?
“Sou nascido e crescido em Várzea Grande, sou professor tenho 34 anos. Iniciei minha carreira pública na prefeitura em 2013, quando eu comecei na secretaria Assistência Social, aí passei pela Secretaria de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, até chegar na Secretária de Educação onde passei mais tempo, então por isso a gente acabou escolhendo esse nome ‘da educação’ pelo fato de ser professor de ter ficado mais tempo lá na Secretaria”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – A campanha foi o que o senhor esperava? Espera ser o mais votado e marcar a história da eleição em VG?
“Na verdade não. Foi a primeira vez que eu coloquei o nome a disposição como candidato, e eleição não é fácil, e a gente que estava ali dentro é mais difícil ainda como candidato. Nas pesquisas nosso nome sempre saia em 17º décimo, 14° quarto foi a melhor colocação então a gente não esperava ter essa votação. Eu estava trabalhando para 3.800, 4.000 mil votos. Eu falei se ninguém trair né, eu vou ter essa uma votação expressiva, mas não imaginava que seria tanto assim, foi uma surpresa para mim também”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – O que o vereador achou da sua primeira campanha?
“Foi uma eleição bem difícil pelo que eu ouvi o pessoal antigo que já vive na política há muito tempo, disse que foi uma eleição muito difícil e eu senti isso também dentro da campanha. Por isso a gente fez muitas, fizemos muitas reuniões, toda noite eram 3, 4 reuniões então isso aí acredito também que foi fruto do trabalho nosso que nós escolhemos aí no dia 6 de outubro”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – Flávia Moretti, foi eleita prefeita em Várzea Grande. Como deverá ser sua conduta em relação ao governo municipal, visto que o senhor é da oposição?
“Na verdade, assim a gente tem que pensar Várzea Grande, ela [Flávia Moretti], não me chamou ainda para conversar com ela. Eu estou aguardando esse momento para a gente poder sentar e estar caminhando junto com ela, porque a gente tem que pensar na cidade. O que for bom para Várzea Grande, com certeza a gente vai estar lá pronto para estar provando, para estar sugerindo também para a gente avançar na cidade”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – Você disse que andou muitos pelas ruas de Várzea Grande. O prefeito kalil Baracat era visto como vitorioso nas pesquisas com mais 60% votos. Acha que houve traição
“O pessoal falou meio que é a questão das pesquisas, eu não sei como que funciona muito bem a questão de pesquisa, mas o pessoal criticou um pouco, tanto em Várzea Grande quanto em Cuiabá, Tanto é que meu nome mesmo nunca aparecia em primeiro, a melhor colocação que eu tive foi acho que foi em 14° na pesquisa, e aí quando concluiu a eleição a gente foi o primeiro o mais votado na frente. E Kalil sempre na frente, em Cuiabá o Botelho sempre aparecendo na frente também tudo indicava que ele ia para o segundo turno e acabou que teve toda essa reviravolta”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – Como analisa a nova formação de vereadores?
“Deu uma renovada boa. Pelo que eu vi andando pelas ruas pessoal que é isso, renovação. Acho que praticamente metade da Câmara renovou, isso é bom. Acredito que as pessoas novas que estão entrando e que estão dispostas a trabalhar pela cidade”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – O vereador é candidato à presidência da Câmara?
“Não, não, no momento não. Tenho dito que a gente que está iniciando agora ainda precisamos entrar lá, estudar o regimento interno, a lei orgânica, entender como é o funcionamento do parlamento, mas para o segundo biênio, acredito que tenho interesse sim”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – Vai colocar seu nome à disposição?
Vamos trabalhar para que no segundo biênio a gente possa assumir a presidência”.
CUIABÁ NOTÍCIAS – Como o vereador pretende atuar em relação às comunidades? Visto que várzea Grande tem extrema necessidade na área social, principalmente nas periferias?
“A gente quer ser um vereador atuante, que vai estar dentro dos bairros ouvindo a população e fazendo projetos para que a gente possa levar benefícios para dentro das comunidades. Eu cresci no bairro Parque do Lago, fui atleta por 10 anos, acredito muito na educação, no esporte. Vamos estar trabalhando nessas duas áreas, que eu acredito que são fundamentais, e a saúde“.
CUIABÁ NOTÍCIAS – O que está no caminho certo e o que precisa mudar em VG ?
“Eu venho desde 2013, participei da gestão do ex-prefeito Wallace Guimarães, da gestão da Lucimar Campos. E na gestão do Kalil a cidade tem avançado mas a gente tem esse problema histórico aí que é a questão da água, então a gente precisa trabalhar para solucionar esse problema. Vamos estar lá dentro para ver se o caminho é privatização ou se é concessão do DAE para que a gente possa fazer um estudo em tomar uma melhor decisão para que a gente possa amenizar esse sofrimento aí que é a questão da água em Várzea Grande”.
Além da ascensão de Charles, as eleições resultaram na escolha de dez novos vereadores para a Câmara de Várzea Grande, com uma renovação de 45,5% no Legislativo, que possui 23 cadeiras.