O verão começou oficialmente às 0h27 desta sexta-feira (22) e se estende até 20 de março de 2024. A estação é marcada pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Portanto, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.
A nova estação chega com características bem típicas de verão sujeitas a pancadas de chuvas, com o risco maior de temporais em todo o Estado. Nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas de tempestade para Mato Grosso. O alerta é laranja, o que representa um grau de severidade maior, abrangendo 75 municípios; o amarelo encobre 83, sendo que 21 cidades estão sob os dois alertas.
Com o alerta laranja, o Inmet indica que as chuvas serão entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além disso, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Já o alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h, podendo ocorrer baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nesta sexta, Cuiabá amanheceu com muitas nuvens e pode ocorrer pancadas de chuvas a qualquer momento do dia. A temperatura mínima prevista é de 25°C e máxima, de 32°C.
No sábado será nublado com pancadas de chuvas e trovoadas durante o dia. A noite céu limpo. A mínima prevista é de 26°C e a máxima não passa de 36°C.
Já no domingo véspera de Natal, o dia amanhece com sol e algumas nuvens. A previsão aponta chuva rápida durante o dia. À noite céu limpo. A temperatura fica entre 27°C e 35°C.
No feriado de Natal, o sol aparece entre as nuvens, mas há risco de chuva com raios e trovoadas isoladas a qualquer momento do dia e noite. A mínima prevista é de 27°C e a máxima não passa de 36°C.