Políticos e autoridades lamentam morte de Dona Eulália; luto oficial de 3 dias

O velório de Dona Eulália, símbolo da gastronomia e cultura cuiabana, acontece nesta terça-feira (29), na Capela Santa Rita, em Cuiabá, informou a família. O cortejo deixa o local por volta das 15h. O sepultamento, que acontece no cemitério Parque Bom Jesus, está marcado para às 16h.

Famosa pela tradição do bolo de arroz cuiabano, Dona Eulalia da Silva Soares morreu em Cuiabá, aos 90 anos. Ela estava internada, não resistiu e a morte foi decretada na tarde de segunda-feira (28). 

Quituteira desde 1956, ela comercializa seus salgados e doces no mesmo local. O carro-chefe da casa é o bolo de arroz, mas o pão de queijo e a chipa também garantiram a fidelidade da freguesia.

Repercussão 

Diversas autoridades, políticos, empresários, e clientes de Dona Eulália lamentaram sua morte.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, lamentaram a perda da família. Emanuel Pinheiro decretou luto oficial de três dias na Capital.

“É com profunda tristeza que recebo essa notícia. Não apenas a família, mas todos nós, cuiabanos, sentimos essa perda. Dona Eulália ficará eternamente guardada em nossa memória e em nossos corações”, lamentou o prefeito Emanuel Pinheiro, que também compartilhou homenagem em seu perfil pessoal. Em memória de Dona Eulália, ele decretou luto de 3 dias.

O deputado Wilson Santos também publicou em seu perfil em rede social lamento pela passagem da personalidade cuiabana. Com uma foto em preto e branco, ele narrou a história da matriarca da família Soares, que deixa 8 filhos, dezenas de netos e bisnetos.

O deputado estadual Júlio Campos usou o Facebook para demonstrar seu carinho à família enlutada.

“É com profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento da querida amiga Dona EULÁLIA a mais tradicional e famosa Cuiabana do CHA’ COM BOLO, que servia o melhor bolo de arroz e de queijo de MT. Aos seus familiares e amigos os nossos sentimentos”, escreveu.

O chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, publicou extensa nota de pesar pela perda da idosa.

“Aos 90 anos, Dona Eulália deixa um legado inestimável de amor e dedicação às tradições da nossa cidade, sendo um ícone de resistência e valorização da identidade cuiabana”, diz trecho da nota.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deixou sua homenagem à cozinheira. 

“O ‘Tchá co’bolo’ cuiabano agora tem sabor de saudade! A Dona Eulália marcou o café da manhã, o chá da tarde, os encontros e o paladar mais afetivo das famílias cuiabanas. Seu bolinho de arroz virou muito mais que tradição, uma marca registrada da cuiabania. Seus 90 anos de vida foram de dedicação intensa às famílias da nossa Capital. Aos familiares e amigos, meu sentimento de pesar. E, com toda a cuiabania, nosso agradecimento por dar sabor à nossa Capital!”, publicou em rede social.

O Governo de Mato Grosso decretou luto oficial de três dias no Estado pela morte de Eulália da Silva Soares, a Dona Eulália. O governador em exercício Otaviano Pivetta expressou condolências aos familiares e amigos de Dona Eulália.

“Dona Eulália foi uma pessoa que sempre trabalhou para manter viva a tradição cuiabana e deixa esse legado na nossa cidade. Mas quem mais perde com sua passagem são seus filhos, netos, bisnetos e os amigos e a eles devemos rezar para que busquem o conforto de Deus nessa hora tão difícil”, lamentou.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *