Nesta segunda-feira, dia 15 de maio, a cidade de Várzea Grande completa 156 anos. A segunda maior cidade de Mato Grosso se emancipou de Cuiabá apenas há 74 anos, em 1948. Segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, mais de 290 mil pessoas moram no município. A história da cidade se mistura com a de sua padroeira, Nossa Senhora da Guia, que chegou ao município em 1867.
Para as comemorações deste ano, a prefeitura da cidade preparou uma programação especial que se estenderá até o mês de junho.
“Várzea Grande e sua gente tem e vai comemorar seu aniversário de fundação, após dois anos de dificuldades enfrentadas pela pandemia da covid-19 que está sob controle e já não é uma emergência mundial”, afirmou o prefeito Kalil
Os eventos para festejar Várzea Grande vão até 3 de junho, ao se encerrar o período de celebrações e entregas de obras do “pacote de aniversário” que está estimado em R$ 115 milhões entre recursos do Tesouro municipal, emendas parlamentares federal e estadual, além de parceria com o governo estadual.
Para o prefeito, as entregas de obras são uma forma de presentear a cidade e sua população. “A programação traz uma série de eventos que presenteiam Várzea Grande em todas as frentes. Temos eventos que ressaltam nossa cultura e gastronomia, nossa fé, ações que estão revitalizando por completo as principais vias de mobilidade e o mais importante: dotando nossa cidade de
cada vez mais de infraestrutura”, finalizou Kalil
Nesta segunda, às 16h, acontece o tradicional Desfile Cívico e Militar de Várzea Grande, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a organização do evento informa que, este ano, cerca de 1000 pessoas irão participar do desfile, estudantes de 16 escolas, 2 carros alegóricos, além dos militares do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, militares da reserva e também entidades e instituições convidadas.