Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Jardim Leblon, em Cuiabá, foi entregue na noite de quinta-feira (13), pelo governador Mauro Mendes (UB), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), além de não estar presente na solenidade, não teve seu nome na placa de inauguração.
Conforme a interventora da Saúde da Capital, Danielle Carmona, a decisão teve como critério as condições da obra quando o governo do Estado assumiu a gestão da Saúde do município. Com previsão de entrega para 2018, a unidade de saúde sofreu mais de cinco anos de atraso para ser inaugurada.
“Quando a intervenção assumiu, era uma obra que estava inacabada e sem ninguém aqui dentro. Pagamos todas as empresas que estavam com débito para retomar essa obra e, em menos de 60 dias, nós estamos conseguindo, hoje, inaugurar”, afirmou a interventora.
Danielle disse ainda que para que a entrega fosse entregue, às equipes da intervenção trabalharam em três turnos.
“Inclusive mudei meu gabinete para cá durante três semanas para que pudéssemos concluir. Então, essa é uma entrega realizada pelo Gabinete de Intervenção e pelo governo do Estado”, disparou.
A expectativa é de que a UPA atenda cerca de 10 mil casos de urgência e emergência por mês. A unidade vai atender mais de 44 bairros.
A UPA está equipada com quatro consultórios clínicos para adultos, dois consultórios pediátricos, sala de odontologia, medicação, duas salas de classificação de risco, seis leitos de atendimento de urgência e emergência e mais 16 leitos de internação. Além disso, serão oferecidos exames de coleta de sangue , eletrocardiograma e raio-x.
“Uma novidade também nessa unidade é que já iniciaremos com uma equipe multidisciplinar de atendimento domiciliar para todos os pacientes e o serviço de ouvidoria para que a população possa reclamar, elogiar e reivindicar todos os seus direitos”.
Oficialmente, as atividades na UPA Leblon se iniciam no plantão noturno desta sexta-feira (14) a partir das 19h.