Por determinação da Executiva Nacional, o União Brasil deve definir no próximo domingo (30) a nova composição do diretório em Mato Grosso. Nos bastidores, a tendência aponta que o governador Mauro Mendes assuma a presidência do partido no estado, na tentativa de apaziguar a os ânimos entre o atual presidente da sigla no Estado, deputado federal Fábio Garcia e o deputado estadual Eduardo Botelho, que vem travando uma dura batalha dentro do partido para disputar a prefeitura de Cuiabá em 2024.
Fábio Garcia, convocou uma reunião entre membros do partido para esta sexta-feira (28), para tratar do assunto. Segundo Garcia, a reunião deve definir os nomes que vão compor a nova diretoria. Já no domingo (30), um novo encontro será realizado para que os delegados do partido possam votar se aprovam ou não a composição definida.
Nos bastidores circula a possibilidade de Mendes assumir a presidência do partido no estado, uma vez Fábio Garcia vem articulando sua candidatura para disputar à Prefeitura de Cuiabá em 2024.
Apesar dos rumores, Garcia negou que haja qualquer tipo de acordo para que o governador assuma o controle da sigla em Mato Grosso.
A entrada de Mendes na presidência também é vista como uma forma de acalmar os ânimos dentro do partido, já que existe uma disputa interna entre Garcia e Eduardo Botelho, pela indicação nas Eleições Municipais do próximo ano.
No entanto, até o momento nenhum dos nomes foi efetivamente escolhido para representar o partido na próxima disputa municipal.
Botelho já chegou a cobrar que o partido faça a definição de quem será o indicado para disputar o Alencastro até outubro deste ano e defende que a escolha pelo candidato deve ser feita por meio de pesquisas – qualitativa e quantitativa – e análise de um grupo, dentro do União.