O último final de semana de maio será com a chegada da primeira onda de frio do ano no país, que deve derrubar os termômetros em Cuiabá e outras 68 cidades do Estado, a partir desta sexta-feira (24), de acordo com informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Um alerta amarelo emitido pelo órgão aponta que a frente fria está prevista para estabelecer uma queda na temperatura entre 3ºC e 5ºC. Cuiabá pode registrar mínima de 15°C, e Chapada dos Guimarães 12°C.
Dados apresentados pelo Climatempo apontam que o ar frio deve permanecer pelo menos até o feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, que também poderá contar com temperaturas mais baixas. Confira a previsão completa para o fim de semana.
Cuiabá
Nesta sexta-feira em Cuiabá, o tempo ficará com muitas nuvens com a possibilidade de chuva durante a tarde. No final da tarde os termômetros já registram mínima de 22°C. A máxima durante à tarde pode chegar a 33 ° C. A previsão aponta probabilidade de chuvas isoladas na Capital na tarde desta sexta.
Sábado terá mínima de 18º C e máxima de 25° C. O tempo ficará com muitas nuvens, por vezes encoberto, mas não deve chover na capital.
Já no domingo, a mínima registrada será de 15° C e a máxima 26° C. Novamente, haverá muitas nuvens, mas não tem previsão de chuva.
Chapada dos Guimarães
Na cidade turística, (a 65 km de Cuiabá), o clima deve ser ainda mais gelado neste fim de semana. A mínima prevista para esta sexta é 19°C e máxima será de 26°. Haverá muitas nuvens e deve chover no decorrer da tarde.
Sábado terá mínima de 14° C e máxima de 26º C. O tempo ficará com muitas nuvens, mas não chove.
No domingo, Chapada registrará temperatura mínima de 12 ° C e máxima de 33°C. Neste dia, também haverá muitas nuvens, mas não deve chover.
Alerta de declínio na temperatura
O alerta amarelo de perigo potencial para declínio na temperatura emitido pelo Inmet é válido até domingo (26). Além de Cuiabá 68 municípios do centro-sul, oeste e parte do noroeste estão sob alerta.
Os cuidados devem ser mantidos pois o fenômeno é de leve risco à saúde. A lista completa pode ser acessada clicando aqui.