UFMT oferta quase 5 mil vagas de graduação para inscrições do Sisu

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) disponibilizará quase 5 mil vagas para candidatos a ingresso no ensino superior por meio do sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2024, nos campus de Cuiabá, Sinop, Araguaia e Várzea Grande. As incrições para o programa de acesso gratuito em universidades públicas têm início na próxima segunda-feira (22). 

Do total de quase 5 mil vagas, 2.433 são para ampla concorrência, 2.516 pela lei de cotas – Lei 12.711 2012 – e 10 vagas para candidatos surdos no curso de Letras – Libras.

Na instituição, o primeiro dia letivo de 2024 está previsto para dia 9 de maio, conforme o calendário acadêmico aprovado.

Entre as novidades que os candidatos terão esse ano estão quatro novos cursos no Campus de Sinop, a bonificação da nota para estudantes de Mato Grosso e mudanças na concorrência das cotas. Os novos cursos são as licenciaturas em Matemática, Física e Biologia e o bacharelado em Química. Acesse a íntegra do edital aqui.

Além disso, candidatos que cursaram todo o ensino médio (público ou particular) em escolas de Mato Grosso, ou em cidades vizinhas até 100km do Câmpus do Araguaia, terão um adicional de 15% na nota para a concorrência na UFMT. É a chamada Bonificação de Inclusão Regional (BIR) e é válida para todos os cursos de graduação.

RONDONÓPOLIS

A Universidade Federal de Rondonópolis (213 km de Cuiabá) oferta 1.213 vagas em 23 cursos de graduação presencial por meio do Sisu. Do total de vagas, 593 são destinadas para ampla concorrência e 620 vagas nas diferentes modalidades de ações afirmativas.

A lista completa com todos os cursos e quantidade de vagas disponíveis podem ser acessadas clicando aqui.

Cronograma

O resultado da chamada regular do processo seletivo do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso, já as matrículas dos candidatos selecionados acontecem entre os dias 1º e 7 de fevereiro.

Na UFMT essa etapa acontece via pré-matrícula online, com envio de documentos digitalizados.  Para aqueles não selecionados na chamada regular, é possível Manifestar, via sistema, o interesse em participar da lista de espera. Essa etapa acontece entre os dias 30 janeiro e 07 de fevereiro. A convocação dos candidatos dessa lista deve ocorrer a partir de 16 fevereiro.

RESULTADO

O resultado do processo seletivo Sisu está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. 

O site para inscrição pode ser acessado clicando aqui.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *