Primeiro fim de semana de inverno será quente e seco em MT

O frio deverá ficar longe de Cuiabá durante o inverno, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação que teve início nesta quinta-feira (20), no hemisfério sul às 17h51min, horário de Brasília, segue até 23 de setembro, e terá temperaturas acima da média com predomínio de tempo seco e sem chuva.  Neste fim os termômetros devem marcar máxima de 35°C em Cuiabá. 

Apesar da expectativa de temperaturas mais baixas nos primeiros dias do inverno, a previsão indicam um período excessivamente seco e quente. Entre agosto e setembro, as temperaturas acima da média, podem trazer a possibilidade alta de novas ondas de calor. 

Confira a previsão do tempo para este fim de semana

CUIABÁ

Nesta sexta-feira (21), haverá poucas nuvens durante a tarde e à noite. A temperatura máxima será de 35ºC. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 20%.

Sábado terá mínima de 23ºC e a temperatura máxima fica em 35ºC. O tempo ficará com poucas nuvens ao longo do dia e durante a noite. A umidade relativa do ar irá variar entre 20% e 80%.

No domingo, a temperatura mínima sobe para 24ºC e a máxima se eleva para 36ºC. Novamente, haverá poucas nuvens durante o dia e à noite. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 20%.

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Em Chapada Dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) a máxima nesta sexta será de 35ºC. Haverá poucas nuvens.  A umidade relativa do ar varia entre 70% e 20%.

Sábado terá mínima de 19ºC e máxima de 34ºC. O tempo ficará com poucas nuvens. No domingo, à temperatura se repetira. A umidade relativa do ar irá variar entre 80% e 20%. 

BAIXA UMIDADE

O Inmet também emitiu um alerta amarelo para perigo potencial de baixa umidade do ar para Cuiabá e outras 126 cidades das regiões oeste, centro-sul, sudeste, norte, nordeste e parte do noroeste de Mato Grosso. 

O comunicado aponta que a umidade relativa do ar irá variar entre 30% e 20%, podendo atingir níveis inferiores nas horas mais quentes do dia.

O Inmet aponta ainda risco de incêndios florestais e à saúde. A instrução é beber bastante líquildo, principalmente água. 

Focos de queimadas

Devido à irregularidade das chuvas durante o verão, além das altas temperaturas e do calor que se prolongou até o outono, o solo perdeu umidade mais rapidamente em grande parte do interior do Brasil, o que já favorece mais focos do que o normal.

O período de queimadas deste ano tende a ter mais focos e maior área queimada em relação a 2023.

Em casos de emergência acione os Corpo de Bombeiros via 197. 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *