O Tribunal de Contas da União (TCU) convidou o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para integrar o Projeto Auditoria em Contratualização de Hospitais no SUS, que pretende formar uma rede de fiscalização integrada nacional. O convite foi feito pelo representante do TCU em Mato Grosso, René Oliveira Neuenschwander Júnior, em reunião com o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, nesta terça-feira (9).
De acordo com Maluf, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, a proposta é reunir tribunais de contas e controladorias estaduais e municipais para desenvolver ações de auditoria de forma autônoma, mas dentro de parâmetros técnicos previamente definidos pelo TCU.
“Esse projeto busca aperfeiçoar a gestão hospitalar, fortalecer a transparência e contribuir para a sustentabilidade financeira do SUS, tendo como referência estudos que apontam desperdícios de até R$ 13 bilhões na atenção de média e alta complexidade devido à ineficiência da gestão hospitalar. E essa cooperação entre os órgãos de controle é muito importante”, declarou o conselheiro.
Na ocasião, a secretária-geral de Controle Externo, Patrícia Lozich, destacou a relevância da iniciativa considerando a concentração de recursos públicos em hospitais administrados pelo Estado, como o Hospital do Câncer (HCan) e o Hospital Geral de Cuiabá.
“O Controle Externo do TCE-MT analisará os parâmetros do TCU e, após discussão interna, definirá o escopo e a capacidade da equipe para o desenvolvimento deste primeiro trabalho”, pontuou.
Também presente na reunião, o auditor público Externo, Denisvaldo Mendes Ramos, avaliou o convite como uma excelente iniciativa.
“Quando se tem parâmetros definidos e uma rede de apoio como a equipe do TCU, torna-se mais fácil disseminar o conhecimento às equipes que irão realizar o trabalho.”