Desde o início da utilização do sistema de reconhecimento facial na Arena Pantanal, implementado pelo Cuiabá em conjunto com a Facepass, 14 pessoas já foram presas no estádio em dias de jogos do Dourado. Com o sistema desde 2023, o clube auriverde foi um dos pioneiros do país a utilizar a tecnologia, que será obrigatória a partir de 2025 em estádios com mais de 20 mil lugares.
O sistema é integrado com o Ciosp da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp) emite alertas de presença de procurados pela Justiça. Ao entrar no estádio pelo reconhecimento facial, a tecnologia identifica o possível infrator e ajuda a PM a realizar a prisão do indivíduo dentro da Arena Pantanal.
A parceria entre o Cuiabá, a Facepass e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp) mostra resultados promissores na segurança dos mato-grossenses. O superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, enfatiza que essas prisões são fruto da colaboração entre a Sesp, a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil, o 10º Batalhão da Polícia Militar, a Facepass e o Cuiabá Esporte Clube.
“A integração com a Segurança Pública permite que as imagens captadas sejam compartilhadas em tempo real nas telas do Ciosp, por meio do programa Vigia Mais MT, e enviadas para celulares funcionais dos policiais e outras pessoas autorizadas. Essa integração facilita a identificação e prisão de foragidos da Justiça, garantindo mais segurança para o público que acompanha os jogos na Arena Pantanal, um local estratégico devido à grande movimentação de pessoas”, afirmou Sant’Ana.
O presidente do Cuiabá Esporte Clube, Cristiano Dresch, destacou a importância da tecnologia e a satisfação em contribuir para a segurança pública do estado.
“Estamos evoluindo cada vez mais e ficamos muito satisfeitos de como a nossa tecnologia em parceria com a Facepass tem auxiliado na segurança pública, trazendo segurança e conforto para nossos torcedores. Hoje, você entra na Arena Pantanal com a certeza de que está em um ambiente seguro”, disse Dresch.
Reconhecimento facial
A estreia do sistema de reconhecimento facial ocorreu em outubro de 2023, na partida contra o Corinthians, que contou com a presença de mais de 2.500 alunos de escolas públicas da região de Cuiabá e seus acompanhantes. A tecnologia foi instalada nas catracas do setor Sul, permitindo que os estudantes, previamente cadastrados no aplicativo da Facepass, acessassem o estádio de forma rápida e segura.
Com o início do Campeonato Mato-Grossense 2024, o sistema passou a ser utilizado de forma definitiva em 100% da Arena Pantanal. Em parceria com a Facepass, o Cuiabá Esporte Clube tem contribuído para a segurança pública, trazendo mais tranquilidade para torcedores e colaboradores da arena.
Ao continuar com essa iniciativa, o Cuiabá Esporte Clube reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de seus torcedores, transformando a Arena Pantanal em um exemplo de inovação e eficiência no uso de tecnologias de segurança.
O sistema também inibe a presença dos cambistas no entorno dos estádio, prática comum no futebol brasileiro.