Setembro pode ter temperaturas acima da média aponta Inmet; confira previsão da semana

Setembro pode ter temperaturas acima da média superando os 28ºC de mínima, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta ainda que o mês terá chuvas próximas à média histórica com valores abaixo de 60 mm em Mato Grosso.

Conforme o Inmet, em agosto, Cuiabá registrou o mês de agosto mais quente em 62 anos. Neste ano, a média da temperatura máxima registrada durante o mês foi de 37,9°C. A maior máxima foi registrada no dia 23 de agosto, quando os termômetros atingiram os 41,8°C

Uma das explicações para o recorde do calor neste ano se dá por conta do fenômeno El Niño, que tem como principal característica o aquecimento anômalo e persistente da temperatura da superfície do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial.

Previsão da semana

A primeira semana de setembro começa com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas de segunda a quarta-feira em Cuiabá. A temperatura mínima varia entre 24° C e 26°C. Já a máxima crava nos 39°C até a quinta-feira. 

Na quinta e sexta-feira não há previsão de chuvas. A temperatura mínima será de 26°C nos dois dias. Já a máxima na sexta-feira será de 40°C. 

Alerta

Para esta segunda-feira, o Inmet ainda emitiu dois comunicados de alerta na faixa amarela. O primeiro encobre 87 municípios da região, noroeste, centro-sul norte e nordeste mato-grossense, e alerta para baixa umidade do ar com índices variando entre 30% e 20%, além de baixo risco de incêndios florestais e à saúde

Outro alerta abrange 41 cidades das regiões sudeste, Pantanais Sul, sudoeste e centro-Sul, para tempestade nesta segunda-feira, com  chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de até  60 km/h, e queda de granizo. 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *