O tema a ser abordado hoje, suicídio, é algo
que ocorre na humanidade, desde que o mundo é mundo, porém era visto como tabu entre a maioria das pessoas; principalmente, pela falta de conhecimento.
Felizmente hoje, essa questão é vista e abordada das mais diferentes formas; é tratada como questão de saúde pública, pois as doenças psicológicas, são as maiores causadoras do suicídio, tendo como elementos norteadores desses acontecimentos, o transtorno bipolar que ocasiona maior taxa de suicídio, seguido da depressão.
As estatísticas com relação a esse tema são realmente alarmantes; pois, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida.
Infelizmente estes números não retratam a veracidade dos fatos, uma vez que, por vergonha ou culpa, muitos familiares costumam mudar a causa da morte na certidão de óbito.
Os maiores índices de morte por suicídio ocorrem justamente entre pessoas de 15 e 29 anos, por uma série de fatores.
O seriado intitulado 13 Reasons Why, apresentado na Netflix, é uma série de televisão americana, baseada no livro Thirteen Reasons Whj em 2007, que aborda a questão do suicídio.
Esse seriado acabou aguçando nas pessoas uma maior preocupação com o tema, uma vez que, na produção, uma garota de 17 anos deixa fitas cassetes gravadas apontando os motivos que a levou, ao suicidou.
São vários os motivos, desde: bullying, abuso sexual e principalmente a falta de apoio.
Também existem outros gatilhos responsáveis pelo suicídio dos jovens nessa faixa etária, um dos mais preocupantes é o jogo Baleia Azul, que acontece em grupos fechados nas redes sociais.
Este jogo macabro, trata-se de uma gincana com tarefas a serem cumpridas por jovens ao longo de 50 dias, desde assistir filmes de terror e ouvir músicas psicodélicas até a automutilação, culminando no ato de atentar contra a própria vida.
As ações implementadas visando minimizar ou até menos alertar ás famílias, sobre o perigo do suicídio; deveriam partir do Poder Público, porém nem sempre isso acontece.
Senti-me honrado, ao receber um e-mail da Coordenação do Evento em Prol da Vida “Setembro Amarelo”, intitulado “Pedal pela Vida” (passeio ciclístico).
Tendo como idealizadora do mesmo, a senhora Taisa Maria de Assis e Silva.
Esse evento irá acontecer no dia 17 de setembro em Poconé, graças ao empenho e arrojo dos membros desse Projeto alvissareiro.
Seus membros, não mediram esforços no sentido de conseguir ajuda dos: colaboradores, empresários, pessoas físicas e da Prefeitura Municipal de Poconé.
Existem dois objetivos centrais nesse projeto.
O primeiro, sensibilizar e conscientizar às pessoas sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população Poconeana a respeito da realidade dessa prática em Poconé, ou em qualquer outro lugar do mundo.
O segundo, arrecadar fraldas e alimentos não perecíveis para as entidades filantrópicas “Fazenda Esperança” e “Lar São Vicente” de Poconé.
São membros desse importantíssimo Projeto: a coordenadora Taisa Maria de Assis e Silva, Magna Cristina de Abreu, Maria Benedita Brandão da Silva, Claudenil Lemes da Silva; parabéns aos membros desse importantíssimo Projeto Social.
Licio Antonio Malheiros é geógrafo.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site Cuiabá Notícias.