O senador Wellington Fagundes (PL) disse, nesta segunda-feira (27), que foi ”irresponsabilidade” o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusar o também senador Sérgio Moro (União) de supostamente armar a operação da Polícia Federal, que desvendou um plano do PCC (Primeiro Comando da Capital) para assassinar o ex-juiz federal e o promotor de Justiça de São Paulo, Lincoln Gakiyae.
“O presidente cometeu um ato de irresponsabilidade. Pegou muito mal. Nem os companheiros dele aprovam isso”, disse o parlamentar durante visita as obras do Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande.
Fagundes ainda aponta que o petista não consegue dialogar com a oposição e que deixa questões pessoais sobressaiam ao seu cargo político de chefe do executivo federal.
“Ele [Lula] é o chefe da nação e já foi eleito. Quando termina a eleição, quem ganha deve ter mais humildade do que quem perde. Porque precisa da governabilidade e o pluripartidarismo impera no Brasil. Ninguém governa sem construir entendimento. O presidente tem que ter a capacidade de dialogar com a oposição. Não pode o presidente da República e sua equipe gastar energia discutindo questões pessoais enquanto o país precisa de medidas para e geração de emprego e políticas públicas de assistência social”, afirma.
Entenda
Na última quinta-feira (23), uma declaração de Lula repercutiu negativamente. Durante sua visita ao Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio, ele foi questionado sobre o plano de uma facção para atacar Moro e outras autoridades. O presidente afirmou que se trata de uma armação do ex-juiz.
‘‘Eu não vou falar, porque acho que é mais uma armação do Moro, mas eu quero ser cauteloso. Eu vou descobrir o que aconteceu”, disse Lula.
‘‘É visível que é uma armação do Moro, mas eu vou pesquisar e vou saber porquê da sentença. Até fiquei sabendo que a juíza não estava nem em atividade quando deu o parecer para ele, mas isso a gente vai esperar. Eu não vou ficar atacando ninguém sem ter provas. Eu acho que é mais uma armação e, se for mais uma armação, ele vai ficar mais desmascarado ainda. Aí eu não sei o que ele vai fazer da vida, se ele continuar mentindo do jeito que está mentindo”, emendou.