A semana começa com altas temperaturas e umidade relativa do ar em baixa com índices inferiores a 20% em Cuiabá. Apesar das previsões ao longo da semana apontar máxima de 36°C, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), aponta que a chegada de uma frente fria no Sul do país, pode derrubar os termômetros da Capital na sexta-feira (14), onde a previsão é de mínima de 13ºC.
Nesta segunda-feira (10), Cuiabá amanheceu com sol e céu limpo. Não há previsão de chuva. Os termômetros marcaram mínima de 21°C nas primeiras horas do dia. Ao longo da tarde a máxima deve atingir 36°C. A umidade do ar varia entre 17% e 69%.
A terça-feira será de sol o dia todo. À noite, o céu fica limpo. Os termômetros devem registrar a mínima de 21° C e máxima de 35° C. A umidade do ar deve ficar entre 13% e 47%.
Na quarta-feira, o dia será ensolarado, com poucas nuvens. À noite, o tempo segue firme. Os termômetros registram mínima de 22°C e máxima de 36°C. A umidade do ar deve variar de 18% a 54%.
Na quinta-feira, o dia será de sol com aumento de nuvens. Durante a tarde e à noite há 90% de possibilidades de pancadas de chuvas Os termômetros devem registrar a mínima de 19° C e máxima de 29° C. A umidade do ar chega a 34% e não deve passar de 69%.
Na sexta-feira, a chegada de uma frente fria no sul do país pode derrubar a temperatura na Capital para mínima de 13°C e a não deve passar de máxima de 28° C. A umidade do ar varia entre 17 % e 73%.
Alerta meteorológico
Nesta segunda-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas para regiões de Mato Grosso.
O alerta de faixa laranja, de perigo (risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz), abrange 22 cidades nas regiões, Nordeste, Norte e Sudeste Mato-grossense, onde a situação será crítica, com a umidade relativa do ar atingindo 12% nesta tarde.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial (baixo risco de incêndios florestais e à saúde), encobre Cuiabá e outras 111 cidades Centro-Sul, Pantanais Sul, Sudoeste, Norte e Nordeste, que apontam umidade do ar com índices inferiores a 20%.