Semana começa com alerta de umidade relativa do ar abaixo de 12%

REPRODUÇÃO INTERNET

A semana começou com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para baixa umidade relativa em Cuiabá e região. Nesta segunda-feira (29), de acordo com o comunicado, o índice deve variar entre 20% e 12% até o fim do dia. A condição, segundo o instituto, pode ser prejudicial à saúde e propícia para a ocorrência de incêndios florestais.

O alerta feito pelo Inmet é laranja, com grau de severidade de “perigo”, e encobre Cuiabá e outras 88 cidades situadas no centro-sul,  sudoeste, norte, leste e Pantanais Sul Mato-grossense. Os demais municípios do estado estão sob alerta amarelo que indica “perigo potencial”. nestas localidades a umidade do ar deve variar entre  30% e 20%.

Outra preocupação importante destacada no aviso é o aumento do risco de incêndios. Com a vegetação mais seca, qualquer faísca ou fonte de calor pode desencadear chamas de grandes proporções.

Neste final de semana, Mato Grosso liderou os rankings de cidade mais quente do país e com a menor umidade relativa do ar. O município de Cotriguaçu (a 955 km de
Cuiabá) registrou uma umidade de 10% no sábado (27), e de 12% no domingo (28), ficando em 1º lugar.

Já a Capital foi a cidade mais quente no sábado, com 38,7°C, quanto também registrou 11% de umidade

A previsão do Inmet para a semana em Cuiabá é de aumento na temperatura média. De acordo com o Inmet, a segunda-feira terá mínimas de 20ºC e máxima de 37ºC, com poucas nuvens no céu.

Na terça (30), a Capital fica com poucas nuvens durante todo o dia. Os termômetros variam entre 20ºC e 35ºC.

Na quarta (31), a temperatura mínima é de 21ºC e máxima de 37ºC. Na quinta (1º), a mínima sobe para 22ºC e a máxima se mantém em 37ºC.

Na sexta (2), Cuiabá amanhece coberta por uma  névoa seca. As temperaturas ficam entre 22ºC e 37ºC.

Cuidados com saúde

As instruções para períodos com baixa umidade é beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *