A saca de 60 quilos da soja em Mato Grosso encerrou a última semana cotada em média a R$ 108,77. O valor representa um aumento de 3,90% no comparativo com o mesmo período em março. O cenário foi atrelado a alta do dólar, entretanto o saldo só não foi mais positivo em decorrência as cotações do grão em Chicago, que apresentaram recuo diante do adiamento da semeadura nos Estados Unidos.
O incremento de 3,90% no preço da saca de soja no estado na última semana foi atrelado, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ao aumento de 2,74% no dólar, em relação ao mesmo período analisado em março.
Segundo o Instituto, o retorno positivo dos prêmios correntes, não visto desde o início de 2024, também contribuiu para tal “recuperação” dos preços.
As cotações só não subiram mais visto recuo da soja em Chicago de 2,89% no comparativo com o mesmo período do mês passado, ficando precificado na média de US$ 11,63 o bushel.
“A desvalorização é pautada pelo início adiantado da semeadura da soja nos EUA e a perspectiva de maior oferta ante a demanda no mercado internacional. Por fim, daqui em diante as cotações da soja na CME-Group terão grande influência da safra americana, o que pode contribuir para maiores volatilidade no valor da soja em Mato Grosso”.
Canal Rural MT