Em sua 20ª edição, o edital Rumos do Itaú Cultural está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro para projetos nas áreas de arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, literatura, performance, música, teatro, games e história em quadrinhos (HQ). Os projetos devem estar relacionados à arte e cultura brasileiras. As inscrições podem ser feitas aqui.
Segundo Valéria Toloi, gerente do núcleo de formação do Itaú Cultural, o edital procura fazer uma seleção diversa, valorizando também artistas e criadores de comunidades ou grupos de maior vulnerabilidade.
“Olhamos com muito cuidado para essas questões regionais e de diversidade de raça, de gênero e intergeracionalidade, para fazer uma seleção diversa. Temos um olhar para projetos quilombolas e indígenas e, inclusive, uma preocupação de que o projeto seja gestado a partir dessas comunidades”, disse ela.
Nesta semana, a Caminhada Rumo passou por Vitória (ES) para apresentar o edital aos artistas, pesquisadores e gestores que estão participando do primeiro Encontro Nacional de Gestores da Cultura, evento que nessa segunda (14) e terça-feira (15) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A ideia é que a Caminhada percorra todas as capitais do país para que os artistas brasileiros conheçam o edital. “A caminhada é um momento importante para a gente se aproximar da comunidade artística local, tanto para divulgar o projeto quanto para tirar dúvidas e ser um momento de troca”, acrescentou Valéria.
Os contemplados pelo edital serão conhecidos até o dia 6 de maio de 2024.