Com investimento de R$ 600 milhões, a rodovia dos Imigrantes terá 28,1 quilômetros duplicados, com recuperação da pista antiga, 5 viadutos, pistas marginais, retornos em nível, acesso estruturado à comunidade de Bonsucesso e a duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá, por onde a obra irá iniciar. Anuncio e ordem de serviço serão oficializados na sexta-feira (24).
Segundo a empresa Nova Rota do Oeste, que está sob o controle do governo do Estado, o processo de contratação da empresa responsável pela obra deve ser concluído até o fim deste ano. O prazo de finalização de duplicação ainda não foi informado.
A duplicação terá duas frentes independentes. No Lote I, será dada ordem de serviço de R$ 302 milhões, que contempla um trecho de 16,3 quilômetros, entre o km 495,9 (Cuiabá) e o km 512,2 (Várzea Grande) da BR-070, incluindo a ponte sobre o Rio Cuiabá. O prazo para conclusão desse pacote de obras é de 18 meses.
No Lote II, que demandou mais tempo de discussão de projeto em decorrência da complexidade do segmento urbano de Várzea Grande, do km 512,2 ao km 524 da BR-070, no Trevo do Lagarto, nesta sexta-feira (24) será dada autorização de contratação da empresa construtora, processo que deve ser concluído já no segundo semestre e deve alcançar um investimento de R$ 298 milhões. As duas frentes acontecem concomitantes.
O projeto contempla soluções para pontos importantes, como a transposição centro-bairro nas regiões do São Mateus (avenida Filinto Muller), Capão Grande e Praia Grande. Também traz alternativas no entroncamento de acesso a Santo Antonio do Leverger, no acesso ao tradicional distrito de Bonsucesso, além de 5,5 quilômetros de vias marginais para atender ao comércio e serviços da travessia urbana de Várzea Grande.
“Sabemos o quanto esta obra é emblemática para Cuiabá e Várzea Grande, cujo perímetro urbano já abraçou a rodovia. Era um dos nossos pontos prioritários e estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto. Temos confiança de que ele irá resolver os gargalos viários e de segurança que temos lá hoje”, afirmou o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa.
A modernização do projeto da Rodovia dos Imigrantes vem sendo trabalhada pelas equipes de engenharia da Nova Rota desde a troca de controle para o Governo de MT e a consequente retomada das obras. O desafio era atender a demanda atual de transportes e ainda atender aos municípios, principalmente no trecho de Várzea Grande. O projeto antigo tinha mais de 10 anos, não considerava o desenvolvimento dos municípios abrangidos pela rodovia e, portanto, demandava atualização.
(Com informações Assessoria)