Mato Grosso registrou 20 acidentes, com 12 pessoas feridas e nenhum óbito, durante os quatro dias da Operação Independência 2023 que iniciou na quinta-feira (07) e se encerou na noite de deste domingo (10). O balanço foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As fiscalizações em todas as rodovias federais do país foram intensificadas com o objetivo de garantir a segurança viária e combater a criminalidade.
No total, 4.429 pessoas e 3.659 veículos foram fiscalizados. Desses, 1.869 testes de alcoolemia foram realizados e 10 pessoas foram presas por dirigir sob influência de álcool.
Noventa e seis condutores ou passageiros estavam sem o cinto de segurança, além de 17 ocasiões em que crianças não utilizavam adequadamente um dispositivo de retenção, como a cadeirinha. Além de 81 veículos que foram recolhidos por apresentar irregularidades.
Foram registrados 896 imagens com radar de velocidade em 38:36 horas de operação do equipamento. O radar com registro de imagem realiza uma captura fotográfica do veículo ao ser identificado o excesso de velocidade.
Ainda, foram registradas 192 ultrapassagens irregulares durante o feriado. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.