A expectativa de movimento no Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá em Cuiabá para o feriado de Tiradentes (21), é de que devem passar pelo local, no período de 20 a 23 de abril, mais de 15 mil pessoas. A maior movimentação deve ocorrer na sexta-feira (21) e no domingo (23), com previsão de cerca de 5 mil passageiros para esses dias respectivamente, o que representa um aumento de 30% em relação a movimentação dos dias normais.
Para atender os passageiros nesse período de sexta a domingo, as 32 empresas operadoras de transporte que atendem no Terminal Rodoviário de Cuiabá irão disponibilizar 1.255 viagens. Desse total, 641 são partidas e 614 chegadas, no entanto, se houver necessidade, serão disponibilizados horários extras.
Os destinos mais procurados nas viagens interestaduais são as capitais de Campo Grande, Goiânia e Porto Velho. Nas viagens intermunicipais os destinos mais procurados são as cidades de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Querência, Juína, Barra do Garças e Primavera do Leste.
Já nas linhas internacionais, os passageiros que desejarem curtir o feriado na estrada com destino a outro país, poderão adquirir passagens com partidas na sexta-feira, às 18h, saindo de Cuiabá passando pela Cordilheira dos Andes, com destino a Cusco e Lima. Já as viagens de Cuiabá com destino a Santa Cruz de La Sierra na Bolívia serão comercializadas a partir da próxima semana.
Para o feriado, confira a seguir algumas recomendações importantes para uma viagem tranquila diante do aumento no número de passageiros nesse período:
-Chegar com antecedência de pelo menos 1 hora;
-Portar os documentos pessoais;
-Levar álcool gel para higienizar as mãos no decorrer da viagem;
-Para crianças com idade inferior a 16 anos que irá viajar sem a companhia do representante legal, deve ser feita solicitação da autorização do Juizado da Infância e Juventude para embarcar;
-Buscar adquirir os bilhetes de ida e volta, antecipadamente;
-Preocupar com suas bolsas, carteiras e malas. Não pedir e nem aceitar que outras pessoas transportem suas bagagens.
No caso de dúvidas, sugestões, elogios ou reclamações o passageiro poderá falar com a SINART que administra o Terminal Rodoviário através do telefone 0800.000.1307. Objetos achados e perdidos também podem ser consultados neste canal de atendimento.
A regulação, controle e fiscalização dos serviços oferecidos no Terminal Rodoviário especialmente as demandas relacionadas às viagens intermunicipais estão a cargo da AGER/MT e o passageiro poderá entrar em contato com a agência por meio do telefone 0800.647.6464 e WhatsApp (65) 98435-7458.
Já as demandas relacionadas aos serviços oferecidos pelas empresas do transporte interestadual o passageiro poderá entrar em contato com a ANTT através do telefone 166 que funciona ininterruptamente, de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia (inclusive feriados) e aceita ligações originadas de telefones fixos e móveis nacionais. As chamadas são gratuitas para o cidadão.