Terminou sem consenso a reunião da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) para definir os critérios utilizados para a definição do nome que representará a esquerda na disputa pela Prefeitura de Cuiabá nas eleições de outubro. Durante o encontro, os partidos decidiram manter a realização de uma pesquisa de intenção de votos como uma das avaliações para se decidir entre o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) ou o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV).
Outro ponto convergente foi a análise de quem conseguiria ampliar o palanque entre os dois. Lúdio Cabral avançou e terá o apoio da Federação Psol e Rede, que deu sinal verde para a aliança com petista. Já Stopa afirma que poderá ter o apoio de até 10 vereadores da atual legislatura.
Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (27). Desta vez, com a presença de Lúdio e Stopa para tentar definir os critérios.
Apesar da indecisão, a cúpula nacional do PT já dá como certo à candidatura de Lúdio como uma das 15 que a sigla terá nas capitais. Já as lideranças nacionais do PV, também insistem em ter Cuiabá como uma de suas prioridades. O PSD, do ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa) Carlos Fávaro, também tem preferência pela petista, já que a sigla decidiu apoiá-lo a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Já Stopa acredita que com o lançamento do programa de tapa buracos, alavancará o seu nome para a disputa. Ele também aponta que sua candidatura poderá garantir o apoio do atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nas eleições.
Contudo, o PT defende que a candidatura da Federação seja independente e crítica à gestão Pinheiro, principalmente em relação à saúde.