A partir de Março, o Governo de Mato Grosso passa a fornecer, pelo Sistema único de Saúde (SUS), medicamentos feitos à base de canabidiol. A lei nº 11.883/2022, de autoria do deputado Wilson Santos, foi promulgada pela Assembleia Legislativa no dia 24 de novembro de 2022.
Em suas redes sociais, o deputado falou sobre a importância da substância para o tratamento de muitas doenças. Além disso, informou que o governo disponibilizou o valor de 10 milhões do orçamento deste ano para garantir a disponibilidade gratuita deste medicamento.
“É com muita satisfação que informo que a partir de março, o Governo de Mato Grosso está obrigado a fornecer medicamentos à base de canabidiol na rede SUS. Sou autor da Lei 11.883/22, que disciplina a aquisição e distribuição destes medicamentos no estado. Também de emenda ao orçamento garantindo R$ 10 milhões para a compra destes produtos”, disse o deputado em seu Instagram.
Doenças tratadas com remédios à base de canabidiol
O canabidiol (CBD) é um ingrediente importante em plantas de cannabis (conhecidas também por cânhamo ou maconha). É muito recomendado para vários tipos de tratamento, como, ansiedade, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Dor crônica, Epilepsia, Glaucoma, Síndrome do intestino irritável (SII), Acne, entre outras.