Quatro municípios de Mato Grosso estão na lista das novas cidades que vão receber a ativação de estações 5G, a partir de 31 de julho. As operadoras de telefonia das cidades de Diamantino, Itiquira, Nortelândia e Sinop já podem solicitar a ativação do sinal nessas áreas. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quinta-feira (27), e conta com uma lista de mais de 102 municípios de todo país.
Segundo o Ministério das Comunicações, o estado possui, ao todo, dez municípios com acesso às antenas da quinta geração de internet móvel, o que significa que 8% da população já pode ter acesso ao novo recurso. O número chega a 1.712 municípios de outros estados e representa 69,3% da população brasileira.
A conexão 5G promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torne as conexões mais estáveis, além da possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio.
De acordo com a Anatel, a liberação da faixa não significa implantação imediata da tecnologia.