Projeto ‘Poesia no Ar’ leva performances poéticas para comunidades da baixada cuiabana

Para cada local, foi escolhido um tema específico, baseado nas expressões culturais da região
                                                                                Arquivo Pessoal
Leiagora
Mais do que versos, palavras e estrofes, a poesia também instiga e emociona. Através desse conceito, foi criada a performance poética “Poesia no Ar”, produzida pela poeta e integrante da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Luciene Carvalho. 
 
Juntamente com o grupo A Trupe, o projeto está levando performances poéticas para comunidades da baixada cuiabana. Para cada local, foi escolhido um tema específico para ser abordado durante a apresentação, baseado na realidade de cada região. 
“Eu comecei a entender que as comunidades têm suas próprias demandas, agendas e uma cultura muita dela. […] A importância de levar arte é essa imensa troca de experiências. [A proposta é] criar uma terceira experiência única, em que a comunidade, com sua cultura, sua maneira de vivenciar e de comer, encontra também a experiência da ciência”, contou a artista ao Entretê. A primeira performance foi realizada no último domingo (22), na comunidade Quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. O tema escolhido foi em homenagem a São Benedito.

“Foi escrito um texto para a inauguração da igreja de Mata Cavalo de Cima. Original e Inédito. […] Todo mundo estava com roupas azuis em homenagem a São Benedito”,  disse a poeta.

A próxima apresentação está marcada para este sábado (28), às 20h, no Quintal do Boi Estrela, em Santo Antônio do Leverger. “Novamente, fomos pesquisar o que havia na minha literatura que celebra o município, que são os folguedos e o Boi da Serra”, afirmou Luciene. 

A última atuação poética do grupo será no dia 2 de fevereiro, às 15h30, na Comunidade Bem Viver, bairro Sucuri, em Cuiabá. O local é um centro de tratamento de mulheres dependentes químicas. 

“Estamos preparando um trabalho específico para aquele lugar, também será um texto não publicado que trata das questões de dificuldades emocionais e familiares. Então, nós colocamos a arte a serviço da comunidade”, afirmou a artista.

A poeta

Luciene Carvalho tem 14 livros publicados, a maioria de poesias. Foi eleita e empossada na Academia Mato-grossense de Letras em 2015. É também diretora de Teatro, formada pela MT Escola de Teatro (Unemat, campus Cuiabá).

Poesia no Ar

O projeto é realizado pela Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), com o patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Serviço
Performance poética “Poesia no Ar”

Sábado (28): Quintal do Boi Estrela, em Santo Antônio do Leverger, às 20h, em Santo Antônio do Leverger

Quinta-feira (2): Comunidade Bem Viver, bairro Sucuri, em Cuiabá, às 15h30

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *