Projeto de ponte ferroviária sobre o rio Araguaia é aprovado pela ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou na terça-feira (30) o Projeto Executivo para a implantação da Ponte sobre o Rio Araguaia na Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). Sob relatoria do diretor Luciano Lourenço e análise técnica da Superintendência de Transporte Ferroviário (Super), o documento foi aprovado por unanimidade durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir).

O projeto faz parte das obrigações da Concessionária Vale S.A no âmbito do processo de prorrogação do Contrato de Concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que vinculou a construção do subtrecho Mara Rosa/GO – Água Boa/MT da Fico, como parte das suas obrigações em razão da prorrogação antecipada.

O subtrecho onde a ponte será construída, conecta Goiás ao Leste de Mato Grosso, abrangendo aproximadamente 365 quilômetros e atravessando onze municípios.

O Projeto Executivo da Ponte sobre o Rio Araguaia faz parte do Pacote 7 do Lote 2 desse subtrecho da Fico, atravessando o Rio Araguaia na divisa entre os estados nos municípios de Aruanã/GO e Cocalinho/MT, respectivamente.

A ponte ferroviária em via é considerada um marco expressivo, com extensão aproximada de 1.600m, distribuída em um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140m, destinado ao segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais de 40 vãos.

A aprovação pela ANTT é vista como um passo fundamental para o avanço do projeto e cumprimento das obrigações contratuais estabelecidas para a expansão da infraestrutura ferroviária na região.

“Nossa decisão representa um importante marco no desenvolvimento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e no fortalecimento da malha ferroviária nacional, contribuindo para a integração econômica e o desenvolvimento regional e nacional”, destacou o diretor e relator do processo, Luciano Lourenço.

A Fico

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís, o que vai promover integração nacional e desenvolver ainda mais a economia do país.

As obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa/GO, estão bem adiantadas e em breve permitirão a instalação de trilhos, o que promoverá o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. Também estão em andamento as obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo a Santa Terezinha de Goiás.

No âmbito da engenharia, os pacotes de projetos avançam de acordo com o cronograma estabelecido.

(Com informações da assessoria)

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