O programa Senac Integra que visa a oferta de capacitação à pessoa privada de liberdade e reinserção no mercado de trabalho será lançado, nesta quarta-feira (30), na sede da Fecomércio-MT, em Cuiabá. Segundo a Fecomércio, o programa começará contratando 30 educandos do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, e da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.
A ação é uma iniciativa da Fecomércio e conta com a cooperação do Poder Judiciário, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo, e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Fundação Nova Chance (Funac).
O presidente Wenceslau Júnior explica que a pessoa privada de liberdade selecionada pela Funac será matriculada em uma das quatro turmas dos cursos de informática básica e assistente administrativo. Enquanto os educandos se qualificam, eles serão contratados pelo Senac-MT para trabalhar, durante 40 horas semanais divididas entre estudos e trabalho, em serviços de limpeza e manutenção da instituição.
O reeducando contratado receberá um salário mínimo vigente mais um auxílio alimentação, em virtude do pilar de apoio familiar do programa. O programa de integração social é formado pelos quatro pilares: transformação social, educação e qualificação, trabalho e apoio familiar
Para a Fecomércio, as famílias cumprem um papel importante no processo de ressocialização e não-reincidência. Isso é fundamental para auxiliá-las na manutenção dos lares, além de possibilitar o acesso ao ensino profissionalizante e fortalecer a rede de inserção dos alunos no mercado de trabalho.