Presidente do TCE descarta nova intervenção na Saúde e anuncia boletins para investigar mortes

Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, descartou a possibilidade de uma nova intervenção na Saúde de Cuiabá por conta do agravamento da crise no setor nas últimas semanas. Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (25), ele comentou que pessoas estão morrendo desnecessariamente, o que preocupa diante do caos e anunciou que o órgão vai emitir boletins diários sobre os números de mortes que estão ocorrendo na Capital.

“Uma nova intervenção não resolve nada, não vai resolver e não é mais isso. A atual gestão tem mais 8 meses de atuação. O Tribunal de Contas está trabalhando para ajudar até o dia 31 de dezembro, ajudar com várias ações”, disse.

Para Sérgio, a situação não será algo fácil de ser solucionado e tende a piorar nos próximos meses. O conselheiro enfatizou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são para internações de até 24 horas, no entanto, os pacientes estão ficando mais de 15 dias no local aguardando leito nos hospitais.

“O atendimento diminuiu, o número de consultas diminuiu, o número de cirurgias diminuiu. Vai piorar isso. Em muitos casos, tem gente que vai começar a morrer, o tribunal vai começar a fazer um boletim de óbitos todos os dias com investigação do porquê que estão morrendo”, declarou.

O conselheiro disse ainda que o município não tem condições de solucionar o impasse sozinho, e chamou atenção para que os Governos Estadual e Federal também assumam essa responsabilidade para evitar novas mortes e o estado de calamidade na Saúde de Cuiabá.

“Saúde é responsabilidade dos três entes. Não adianta dizer que isso aqui é responsabilidade minha ou não. A responsabilidade é de quem dirige, de quem gerencia Mato Grosso, então, dizer eu sou municipal, não tem algum doente municipal? Onde é que está escrito? Doente municipal, doente estadual, doente federal? Não tem. Tem pessoas doentes precisando de saúde. Então, todos os entes são responsáveis por cada cidadão, não tem um mais responsável do que o outro quando se trata de vida, de morte, de tratamento, de desespero, de família, de cuidar de gente”, ressaltou.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *