A Prefeitura de Poconé ( a 104 km de Cuiabá), decretou situação de emergência devido aos incêndios florestais que têm ocorrido no município. A medida tem o prazo de 60 dias e foi decretada no último dia 16. Conforme ele aponta, o levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o fogo consumiu uma área de mais de 200.000 hectares.
No decreto, o prefeito Atail Marques do Amaral, o Tata Amaral (União Brasil), autoriza a mobilização de todas as pastas municipais para atuarem nas ações contra ao desastre e convocação de voluntários para ajudar nas campanhas de arrecadação de recursos para ajudar nos programas de assistência às pessoas afetadas pelo incêndio.
Segundo o prefeito, há necessidade de uma resposta urgente ao controle dos incêndios que têm ocorrido em áreas preservadas e não preservadas.
Atail Marques destaca que mesmo diante das medidas adotadas pelo Corpo de Bombeiros, aumento do efetivo e mudanças na escala de serviço dos militares, para atender as ocorrências, as chamas continuam descontroladas e aumentando dia após dia.
O prefeito aponta que a proporção que o incêndio ganhou tem causado impactos diretos ao meio ambiente, à saúde pública e à economia da cidade. Ele classificou a situação como desastre de média intensidade com “propagação de fogo sem controle, em qualquer tipo de vegetação em áreas legalmente protegidas e não protegidas”.