VALDINEY ARRUDA
As práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) são cada vez mais reconhecidas como fundamentais para a sustentabilidade e competitividade das empresas. Integrar práticas ESG pode gerar valor e oferecer diversas vantagens competitivas.
Uma delas é a redução de custos operacionais por meio de investimentos em eficiência energética e em fontes de energia renováveis, que podem reduzir significativamente os custos de energia, e também na implementação de práticas de gestão de resíduos e reciclagem que podem diminuir os custos de descarte e, em alguns casos, gerar receita adicional.
Por meio de práticas ESG é possível atrair investidores sustentáveis. Muitas instituições financeiras e investidores institucionais estão priorizando investimentos em empresas que aderem a práticas ESG, facilitando o acesso a capital. Além do que, oferece condições favoráveis de financiamento. Empresas com fortes práticas ESG podem obter melhores condições de financiamento, incluindo taxas de juros mais baixas.
Uma empresa verde também conquista melhoria da reputação e da marca. Empresas que são percebidas como responsáveis ambiental e socialmente podem melhorar sua reputação, atraindo consumidores que valorizam a sustentabilidade.
Outro fator importante é a fidelidade do cliente. Consumidores tendem a ser mais leais a marcas que demonstram um compromisso com questões ambientais e sociais.
Práticas ESG podem levar à inovação, resultando em novos produtos ou serviços sustentáveis que abrem novos mercados, e ainda vem aumentada a possibilidade de ter a preferência do consumidor. Há um crescente número de consumidores que preferem produtos e serviços de empresas que demonstram responsabilidade social e ambiental.
Nessa linha, citamos aqui a mitigação de Riscos, Engajamento e Retenção de Talentos, atração de talentos, motivação e produtividade.
Para além, a incorporação de práticas ESG incentiva a inovação, levando ao desenvolvimento de produtos e processos mais sustentáveis. Empresas que lideram em práticas ESG frequentemente definem tendências de mercado, ganhando vantagem competitiva sobre aquelas que não o fazem, e melhoram o relacionamento com a comunidade local, fornecedores e outras partes interessadas.
Práticas ESG em empresas
São várias as formas de executar práticas ESG nas empresas, entre elas a redução de emissões de carbono, utilização de energias renováveis, gestão sustentável de recursos naturais (ambiental); diversidade e inclusão no local de trabalho, responsabilidade social corporativa, condições de trabalho justas (social); estrutura de governança robusta, ética e transparência nos negócios, políticas de conformidade rigorosas (governança).
Integrar práticas ESG nas estratégias empresariais não é apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas também uma estratégia inteligente para gerar valor e obter vantagens competitivas. Empresas que adotam essas práticas tendem a ser mais resilientes, inovadoras e bem-sucedidas a longo prazo, além de contribuírem positivamente para a sociedade e o meio ambiente.
VALDINEY ARRUDA – é MBA em ESG (Environmental, Social, and Governance) e Auditor-Fiscal (AFT) do Ministério do Trabalho.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias Cuiabá Notícias