Politec oferece atendimento 24 horas para mulheres vítimas de violência

Foto: Divulgação

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) está oferecendo, no mês do Agosto Lilás, atendimento 24 horas para vítimas de violência encaminhadas pela Polícia Civil, com equipes de enfermeiros, médicos legistas e psiquiatras que atuam em plantões ininterruptos.

No Instituto Médico Legal (IML) do Bairro Jardim Industriário, em Cuiabá, as vítimas são recebidas na Sala Lilás, um ambiente acolhedor com profissionais capacitados e orientados a priorizar o atendimento para que a vítima se sinta mais segura.

A Politec busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência contra a mulher, seja ela física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial. O mês do Agosto Lilás ainda visa intensificar a divulgação da importância da denúncia sobre os casos de violência.

Nas unidades de medicina legal do Estado são realizadas perícias com o objetivo de materializar e identificar a ocorrência de um crime.

A coordenadora de perícias em vivos do IML, Alessandra Carvalho faz um alerta para os sinais de violência psicológica. “Geralmente as mulheres são encaminhadas para o IML quando há sinais de violência física, entretanto, o IML também pode materializar quando há sintomas de violência psíquica. Nas delegacias, agora as mulheres estão identificando quando estão sofrendo este tipo de violência., ou seja elas já estão denunciando antes de o agressor a baterem”, comentou.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha foi promulgada em 7 de agosto de 2006 por meio da Lei Federal n.º 11.340, com o intuito de reduzir e punir os casos de violência contra a mulher.

Reconhecer as fases do ciclo de violência é parte fundamental para que se possa encerrá-lo com maior facilidade. A “fase 1” consiste no aumento da tensão, quando o agressor mostra-se tenso e irritado por coisas insignificantes, chegando a ter acessos de raiva. Ele também humilha a vítima, faz ameaças e destrói objetos.

A “fase 2” corresponde ao ato de violência propriamente dito, onde a falta de controle chega ao limite e toda a tensão acumulada na fase anterior se materializa em violência verbal, física, psicológica, moral ou patrimonial.

Já a “fase 3” corresponde ao arrependimento e comportamento carinhoso, também conhecida como “lua de mel”, que se caracteriza pelo arrependimento do agressor ao se tornar amável para conseguir a reconciliação.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *