Policiais civis encontraram uma destilaria de cachaça artesanal na Penitenciária Central do Estado (PCE) durante o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma organização criminosa, no âmbito da Operação Alcatraz, deflagrada nesta terça-feira (23). A fábrica improvisada foi flagrada na cela de um dos alvos da ação policial.
Os investigados são apontados como lideranças e autores intelectuais de diversos crimes como homicídios, além de fomentarem uma disputa pelo domínio do tráfico de drogas em Cáceres (a 220 km de Cuiabá).
Em um vídeo gravado no local é possível ver dezenas de garrafas da cachaça já pronta, que era feita com água e restos de comida. Os detentos usavam sacos de lixo para fermentar a bebida e já tinham quatro litros prontos para consumo. O material foi apreendido.
Além da bebida alcoólica, os policiais também apreenderam 13 aparelhos celulares, diversos carregadores, porções de drogas, entre maconha e cocaína; faca, cadernos de anotações, entre outros objetos, inclusive um mapa da cidade.
Operação Alcatraz
A operação integra os trabalhos da Operação Erga Omnes, coordenada pela Diretoria da Polícia Civil, com foco no combate à atuação de facções criminosas em todo o estado de Mato Grosso.
As investigações conduzidas na 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres estão em andamento há aproximadamente seis meses, apontado que detentos utilizam de aparelhos celulares de dentro do presídio para determinar a prática dos crimes.
Entre os crimes ordenados pelos investigados estão a execução de pessoas e atentados à bomba em um estabelecimento comercial de Cáceres.
O cumprimento das buscas tem o objetivo de localizar aparelhos celulares, drogas, eletrônicos e outros objetos que possam ter ligação com os crimes praticados.
Veja vídeo: