Pesquisadora da Unemat entrou no ranking Research.com

Mirian Graça, Especial para o CN

Beatriz Schwants Marimon/Arquivo pessoal

Mato Grosso é rico em diversidade ambiental, há três biomas: cerrado, Amazônia e Pantanal, inúmeras espécies animais e vegetais presentes. Há 31 tipos de árvores ameaçadas de extinção no estado, o número pode ser maior, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Algumas espécies de árvores ameaçadas de extinção são o jatobá, cerejeira, pau-rosa, cedro, ipê-felpudo, castanheira,  itaúba e mogno.

Beatriz Schwants Marimon é formada em Engenharia Florestal, Mestre em Botânica e Doutora em Ecologia. Marimon é pesquisadora na Universidade de Mato Grosso (Unemat) em Nova Xavantina, tem feito pesquisas relevantes que enaltecem a beleza do cerrado matogrossense e que confrontam a população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Marimon é a única pesquisadora de Mato Grosso que conseguiu entrar no ranking Research.com e ocupar o 58° lugar.

A pesquisadora ressalta que só conseguiu ocupar esse lugar na lista do Research.com pelo apoio que teve de seus alunos, ex-alunos, colegas de trabalho (professores) e amigos. E disse que todos que estão na lista também contaram com o apoio de instituições e pessoas, pois pesquisa é uma troca de conhecimentos, não dá pra fazer sozinho.

A importância da Pesquisa Científica na sociedade

A pesquisa é um meio que proporciona conhecimento através da busca por respostas, tem o intuito de informar e ajudar a população. Além de uma mera teoria, a pesquisa científica convida as pessoas a praticarem o conhecimento compartilhado. 

Em entrevista concedida ao CN, a pesquisadora disse que é desafiador fazer pesquisa em Mato Grosso, por estar longe dos laboratórios de referência, carência de pessoas e falta de apoio financeiro nas pesquisas desenvolvidas, como os cortes que aconteceram no governo passado.

“Entretanto, são problemas fáceis de resolver, pois dependem essencialmente da vontade política para destinar mais recursos aos órgãos que financiam as pesquisas. Acho que o sonho de todo pesquisador entusiasmado, como eu, é poder ajudar a resolver problemas e conseguir responder perguntas interessantes na nossa área de formação e interesse. Claro, é impossível fazer pesquisa sem recursos financeiros e sem uma boa equipe de professores, pesquisadores e alunos entusiasmados. Sem esses elementos é quase impossível pesquisar!

Depois dos quatro últimos anos de muitas dificuldades no Brasil, de negacionismo da ciência e do corte de recursos para as pesquisas em todas as áreas do conhecimento, minha expectativa é que o governo atual mude completamente essa situação (já está mudando), permita que o contingente de pesquisadores incríveis que há nesse país possa trabalhar e produzir ciência de qualidade, pois não há condição mais triste do que perdermos os nossos pesquisadores para outros países, principalmente quando temos um país tão grandioso em termos de natureza, riquezas e pessoas”, concluiu a pesquisadora.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *