Cuiabá é a capital brasileira com a maior fila de espera para a realização de consultas médicas e cirurgias eletivas pela rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados foram divulgados a partir de um levantamento realizado pelo Jornal O Globo, com base em informações do mês de agosto fornecidas pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde de 17 capitais do país.
Durante a análise realizada, Cuiabá foi identificada como a capital com o maior tempo de espera no SUS. De acordo com os dados, a população cuiabana aguarda, em média, 197 dias para ser atendida em uma consulta.
A capital mato-grossense também ocupa o primeiro lugar no ranking de capitais com a maior fila de espera para a realização de cirurgias eletivas, com uma média de 168 dias de espera.
Em contra partida, Maceió (AL) é a cidade com o melhor tempo para consultas via rede municipal de saúde, com uma média de 7 dias de aguardo para a finalização de um atendimento médico.
Recife (PE) também aparece na lista como a cidade com o melhor tempo médio para a realização de cirurgias eletivas, com uma média de 4,79 dias de espera.
Os municípios de Rio Branco (AC),Macapá (AP), Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO) não responderam com os dados necessários para a finalização do levantamento.