Pescadores trancam avenida do CPA nesta quarta-feira contra votação do Transporte Zero; Sintep também manifesta no local

Um grupo de pescadores da Baixada Cuiabana (Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger) contrários ao projeto do Transporte Zero (PL 1363/2023) se uniram aos filiados do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público – Subsede de Cuiabá (Sintep), e fecharam a Avenida do CPA na manhã desta quarta-feira (28), para protestar contra as propostas do governo do Estado. A concentração dos grupos está na Praça Ulysses Guimarães, em frente ao Pantanal Shopping e deve seguir até a frente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A expectativa é que mais de 20 ônibus com pescadores cheguem ao local. Os manifestantes irão para a Assembleia Legislativa, onde ocorrerá sessão para a votação  da lei de proibição de transporte de pescados em Mato Grosso. A previsão é que 2000 mil pessoas estejam na sede do Legislativo.

A Mesa Diretora fechou na noite desta terça-feira (27) a avenida André Maggi, no Centro Político Administrativo, e reforçou a segurança com 70 policiais (incluindo agentes da Rotam e Batalhão de Trânsito). Além disso, instalaram um grande telão e tendas do lado de fora do prédio, para que manifestantes acompanhem a sessão. 

Já no protesto do Sintep, os manifestantes irão seguir para o Palácio Paiaguás. No caso, a paralisação estadual para acusar supostas tentativas de desmonte na estrutura da carreira da educação pública estadual, confisco de 14% das aposentadorias e pensões e precarização das condições de trabalho.

A mobilização levará para as ruas uma proposta de recomposição salarial viável financeiramente para os cofres do governo, conforme estudo feito pelo Sintep-MT. A política de Valorização Salarial levada pelo Sintep-MT confere “ganho real” para os trabalhadores da Educação Básica, a ser aplicada imediatamente.

Segundo o sindicato, a proposta nasceu após o governo não constituir “a comissão paritária” (Seduc Sintep) que estudaria meios de desenvolver coletivamente uma proposta de valorização. Ao invés disso, o governo implementou a valorização por mérito. A recomposição apresentada pelo Sintep atende a toda a categoria, e supera o bônus salarial implementado pelo governo do estado, inclusive por incorporar as perdas da Revisão Geral Anual, defasada desde 2018, para todos os profissionais da educação.

A orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá é que os motoristas peguem uma rota alternativa.

O trancamento do acesso do Centro Político Administrativo foi feito pelo lado da Assembleia Legislativa, portanto, o acesso ao Centro Político, e, consequentemente, ao TJMT está sendo feito pela Avenida do CPA.

Dentre as rotas alternativas sugeridas pela Semob é acessar a subida da Praça das Bandeiras ou ir pelo Fórum. Para quem passa pelo Posto Bom Clima, a orientação é passar por trás do Detran. Por meio das câmeras da Semob, é possível ver que o congestionamento se estende até a altura do viaduto da Sefaz.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *