O pecuarista Garon Maia e o filho, de 12 anos, morreram após um avião bimotor cair entre as cidades de Vilhena (RO) e Comodoro (450 km de Cuiabá). Os destroços da aeronave foram encontrados na manhã deste domingo (30). Imagens que circulam nesta segunda-feira (31), na internet, mostram o adolescente, que morreu pilotando a aeronave sob a supervisão de um adulto, que seria seu parente.
Ainda não se sabe se o avião do vídeo é o mesmo envolvido no acidente deste domingo, nem quando a gravação foi feita.
No vídeo aparece um homem ao lado do menor e pergunta: “Tudo pronto, tudo certo?”. O adolescente responde: “Tudo certo, nada na frente”.
O homem então filma o painel e depois o menino pilotando a aeronave até levantar voo.
“600 cavalos, pode empurrar”, instrui o piloto, que vibra enquanto orienta o menino. Em determinado momento, o garoto chega a tirar a mão de um dos aparelhos do bimotor e o homem diz: “Mão na manete. Olha a velocidade”.
“Aqui tem que tampar senão tem uns pau no cu que enche o saco”, disse.
“Meu piloto, boa”, completa o homem quando a aeronave já estava no alto.
Enquanto o menino pilotava, o rapaz ao lado dava um gole na cerveja e se filmava. “O passageiro pode tomar uma, né?”, pergunta o homem.
Conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o avião saiu do aeroporto de Vilhena no sábado (29), e a corporação foi notificada do desaparecimento por volta das 22h.
Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) disse que investigadores do Seripa 7 (Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para levantar as informações iniciais da ocorrência neste domingo.
Garon Maia Filho era pecuarista e também atuava como piloto de aeronaves de pequeno porte. Ele pertencia a uma família reconhecida pela atuação na pecuária em regiões como Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Veja vídeo: