Pátio não cumpriu palavra com Lula e atrapalhou Rosa Neide, diz Barranco

POR: RD NEWS

Opresidente do PT em Mato Grosso, deputado estadual  Valdir Barranco, avaliou que a sigla não demorou para se articular durante a campanha eleitoral de 2022, mas destacou que muitos políticos não cumpriram o acordo que estava estabelecido.

Em sua análise, citou o prefeito de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), Zé do Pátio (PSB), que foi a São Paulo durante encontro da centro-esquerda, em um sinal de fortalecimento da campanha do hoje presidente da República Lula. Segundo Barranco, Pátio se comprometeu a reforçar a  Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, em Mato Grosso

No entanto, Pátio e sua esposa, estavam recém filiados ao PSB, partido que em Mato Grosso,  majoritariamente apoiou o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) e o candidato adversário da aliança lulista, o governador Mauro Mendes (União Brasil), reeleito com ampla maioria dos votos.

 

“[Deixar a articulação de última hora] não atrapalhou, o que atrapalhou foi casos que não cumpriram com o compromisso. Eu não posso deixar de destacar o Zé do Pátio. Ele foi lá em São Paulo, abraçou o presidente Lula, fez um compromisso de fortalecer a Federação aqui [em Mato Grosso] e fez exatamente o contrário. Então, esses casos acabaram atrapalhando. Ele se filiou ao PSB, que apoiou o Bolsonaro aqui no Estado, não da para negar. O PSB em sua maioria apoiou o Bolsonaro”, argumentou o petista. 

Barranco afirmou que Pátio deu um tiro no próprio pé, pois se tivesse caminhado com a Federação, certamente teria eleito sua esposa Neuma, que recebeu mais de 29 mil votos para deputada federal. Nas redes sociais,  a primeira-dama se dizia “a federal do Lula”, mas na prática, os votos não computaram para a federação.

O PSB liderado por Max Russi em Mato Grosso bateu o pé para apoiar Mauro, afetando até mesmo a candidatura própria do partido ao Senado, que seria  encabeçada pela médica Natasha Slhessarenko, porém, acabou sendo “escateada”.

Sem a composição do partido de Pátio e Max, faltou votos para a candidata a reeleição, deputada Rosa Neide (PT), que foi a mais bem votada no estado, ficando sem mandato por não ter alcançado o quociente eleitoral.

“Fortaleceu o Mauro Mendes, que a Federação era contra e também foi um tiro no pé, porque a esposa dele, se tivesse na Federação nós teríamos eleito a Rosa [Neide] e ela [Neuma]. Ambas as candidatura não alcançaram quociente eleitoral. Então foi ruim, mas serve de lição para nós”, explicou.

Por fim, o petista garantiu as articulações para 2024 já devem começar o mais rápido possível, girando entorno do nome Rosa Neide à Prefeitura de Cuiabá: “A eleição de 2022 foi uma aula para nós, enquanto administração da Federação. Eu tenho dito […] nós devemos começar esse diálogo já e construir esse consenso”.

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *