A Prefeitura de Água Boa, em parceria com o Sebrae-MT e Sala do Empreendedor, lançou o Programa de Microcrédito ‘’Empreende Água Boa’’. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, o município é o primeiro de Mato Grosso a oferecer ajuda de crédito e demais auxílios financeiros a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e pequenos produtores rurais formalizados há mais de 6 meses.
Em entrevista ao site Cuiabá Notícias, a vice-prefeita e secretária da pasta, Rejane Garcia, destacou o papel do Sebrae-MT na parceria firmada em prol dos empreendedores da região. Segundo ela, desde março de 2021, a prefeitura e o órgão buscam aderir projetos para serem implantados no município, relacionados ao empreendedorismo.
A criação da ‘’Sala do Empreendedor’’ foi a primeira ação do programa. O objetivo desse projeto é disponibilizar locais de atendimento que simplificam os processos de abertura de empresas, assim como sua regularização e baixa.
‘’O prefeito Dr. Mariano, entendendo a importância do empreendedorismo, fomenta novas atividades e dá condições de crédito facilitado. [Ele] solicitou que fosse estruturado um programa de microcrédito próprio do município’’, explicou a vice-prefeita.
A secretária informou ainda que o Sebrae vai oferecer consultorias aos interessados em impulsionar seu próprio negócio.
‘’A Sala do Empreendedor – locais de atendimento, treinamentos e orientações recorrentes sobre os processos de abertura do MEI e na manutenção destas atividades, auxiliando com emissão de notas fiscais, alteração contratual, parcelamento das obrigações do MEI dentre outras. Além disso, disponibiliza cursos de gestão administrativa, finanças, marketing e outras assessorias de forma gratuita’’, garante.
Para alavancar o projeto, a prefeitura buscou parcerias com instituições financeiras. O próprio município alocou recursos para o fundo de crédito do programa e pagará as taxas de juros nas operações de R$ 3 mil. Já nas operações de R$15 mil, o município será ao avalista das transações, e os pagamentos poderão ser divididos em 12, 24 e até 36 vezes.
Sobre a importância dessa ação para o município, Rejane frisou que o programa faz parte de um conjunto de ações com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo e fomento ao desenvolvimento de Água Boa. “O apoio a pequenos e novos empreendimentos locais, contribui para a geração de produtos e serviços, bem como geração de emprego e renda”, completou.
O prefeito de Água Boa, Dr. Mariano Kolankiewics, acredita que os benefícios do programa poderão fortalecer o empreendedorismo local.
‘’O objetivo maior é dar condições aos pequenos produtores, para que os pequenos empresários, todas aquelas pessoas que queiram empreender em Água Boa, tenham acesso a esse crédito e possam ter uma renda para sua família e, com certeza, todo o dinheiro que é arrecadado, aqui na cidade, vai acabar de maneira indireta, girando dentro do comércio. Ao mesmo tempo, em que o microempreendedor consegue ganhar o seu recurso, ele também vai gastar esse recurso em outras empresas. E com isso a gente fomenta toda a cidade, todo o comércio, proporcionando uma rentabilidade a todos os moradores de Água Boa’’, diz Mariano.
Os interessados devem procurar a ‘Sala do Empreendedor’, localizada na sede da prefeitura e também as instituições parceiras, como Sicredi e Credisol.
Mais informações pelo telefone de contato (66) 3468-6400, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h30.