Papa Francisco nomeia novo bispo para Diocese de Primavera do Leste e Paranatinga

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (4), dom João Aparecido Bergamasco como bispo a Diocese de Primavera do Leste (a 240 ao sul de Cuiabá) e Paranatinga (a 373 km ao sul). O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira (05), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom João Aparecido estava à frente da sede episcopal de Corumbá (MS). Ainda não foi divulgado quando Dom João deve ser empossado na Diocese.  

A diocese encontrava-se sem bispo desde junho de 2023, quando o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Derek John Christopher Byrne, em razão de ter completado 75 anos, idade na qual os bispos devem fazer seu pedido de renúncia, conforme previsto no Código de Direito Canônico.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom João Aparecido Bergamasco.

“Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo bispo da diocese de Primavera do Leste – Paranatinga (MT). Expressamos nossos parabéns e votos de um frutuoso ministério no Mato Grosso e no regional Oeste 2 da CNBB. Que São Francisco Xavier, padroeiro da Igreja Particular à qual está sendo enviado e também padroeiro universal das missões, inspire o irmão a avançar, com o povo de Deus da diocese de Primavera do Leste – Paranatinga (MT), para águas mais profundas”, diz trecho da nota. 

Currículo e trajetória eclesial

Dom João nasceu em 15 de maio de 1967, em Marabá, município de Tuneiras D’Oeste (PR). Ele é religioso da Sociedade do Apostolado Católico (Palotino). 

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria, em Santa Maria (RS) de 1987 a 1988 e Teologia no mesmo instituto de 1990 a 1993. Padre Manoel fez o curso de Formador para a Vida Religiosa e Consagrada no Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), de 2009 a 2010.

Após sua ordenação, foi enviado em missão ao Estado de Rondônia onde trabalhou como vigário geral, de 1994 a 1995, na paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes. Foi o idealizador do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Iporã. Também integrou o Conselho Presbiteral.

Em Cerejeiras (RO) onde permaneceu até o final de 1998, foi diretor da Rádio Comunitária FM, assessor da Pastoral da Juventude da área episcopal. Em 2001, assumiu como reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Manaus (AM). Foi reitor do seminário São Vicente Pallotti em Palotina (PR) até o fim de 2010. Em 2011 assumiu a missão de ser diretor financeiro da gráfica e editora Pallotti, em Porto Alegre (RS). Em 2012 volta à Manaus (AM) onde exerceu vários serviços.

Em 19 de dezembro de 2018, o Papa Francisco o nomeou como 14º bispo para a diocese de Corumbá (MS). Foi ordenado em 3 de março de 2019. Em 23 do mesmo mês foi empossado oficialmente como bispo da diocese. 

Dom João Aparecido Bergamasco é membro da Comissão Episcopal para a Comunhão e Partilha e também da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB.

(Com informações Assessoria)

 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *