Após um ano e seis meses de internação, sendo um ano e dois meses em estado vegetativo, a paciente Luiza Gonzaga de Souza, de 85 anos, recebeu alta do Hospital Municipal de Cuiabá nesta sexta-feira (6). Acompanhada pela filha e por profissionais de saúde, a saída de Dona Luiza emocionou a equipe médica e a família.
Prefeitura de Cuiabá
A filha da paciente, Elismar Gonzaga de Souza, expressou sua gratidão ao hospital e à equipe médica pelo tratamento prestado à sua mãe: “A alta hospitalar da minha mãe traduz como estamos felizes com o resultado do tratamento. Quero agradecer todo o acolhimento do Hospital Municipal de Cuiabá e dos profissionais da saúde que cuidaram dela”.
Segundo a enfermeira e responsável técnica das Áreas Abertas, Ariane Barcelon, a paciente é um exemplo de garra e superação. “Dona Luíza é uma paciente que deixa saudades, depois de tanto tempo de convivência o amor e o afeto são inevitáveis, mas estamos muito felizes com a alta médica hospitalar, finalmente de volta ao aconchego do lar”.
Dona Luiza deu entrada no hospital com hemorragia digestiva, quadro clínico infeccioso e agravado, e precisou ficar hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Depois de apresentar melhora, foi transferida para a enfermaria aos cuidados da equipe médica, da enfermagem e da equipe multiprofissional.
O processo de desospitalização foi realizado pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), que leva cuidados especializados de atenção domiciliar para pacientes com situação de saúde complexa que tenham dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde. O Hospital Municipal de Cuiabá, que oferece leitos clínicos e de Terapia Intensiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza 315 leitos.