A aorta é um tubo. O coração, na verdade, é uma bomba de músculo que bombeia sangue para o corpo inteiro. E na saída tem a aorta, que é um tubo, um cano, que leva sangue para o corpo inteiro, da cabeça aos pés. A aorta tem sua medida e pode dilatar. Dependendo do grau de dilatação, se forma o aneurisma, que é uma dilatação um pouco maior da aorta. É um enfraquecimento da parede do vaso. É uma tendência que a pessoa tem”, explicou.
Ele contou ainda que, dependendo do grau do enfraquecimento, é uma doença que pode levar à morte.
“Pode. É uma doença silenciosa, primeiro, se você não faz diagnóstico. Então, quando você vai tendo um aneurisma de aorta e vai dilatando, dilatando, o que pode acontecer? Ele pode romper. Você rompe aquilo ali, a pessoa muitas vezes morre na hora. É uma chamada morte súbita, morre”, disse.
A cirurgia de Otaviano durou quase oito horas, tempo para fazer as correções cirúrgicas do aneurisma da aorta e troca da valva aórtica. Nesse período, a circulação sanguínea do Otaviano era realizada com a ajuda desse aparelho chamado de máquina de circulação extracorporea.
Emoção com o público
No dia 22 de julho, Otaviano Costa surpreendeu o público ao compartilhando um vídeo falando sobre uma cirurgia cardíaca a qual havia se submetido. O procedimento foi necessário após diagnóstico de aneurista na aorta.
“Fiquei muito emocionado, um vídeo que impactou milhares de pessoas. Quantos relatos de gente que viveu ou vive isso, mesmo não estando enquadrado nessas situações, diante do alerta que gerei, fazendo check up agora”, disse Otaviano, emocionado, em entrevista ao Fantástico deste domingo (28), ao lado da mulher, a atriz Flávia Alessandra.
A matéria na qual ele detalhou o que aconteceu antes, durante e no pós-operatório, incluindo o medo natural de quem passa por qualquer cirurgia delicada, comoveu internautas. Alguns deles foram à web manifestar solidariedade a Otaviano, como você pode ver nos exemplos que o gshow separou para você.