A Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (11), na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, terminou com 12 prisões por embriaguez, duas delas agravadas por outros crimes, sendo uma por causa da combinação do consumo de álcool com a falta da habilitação (CNH) e a outra com a desobediência à ação policial.
Nesta operação, a 50ª de 2024, 143 veículos foram fiscalizados, dos quais 59 acabaram sendo removidos – 52 carros e sete motocicletas. O relatório aponta ainda, a aplicação de 98 multas, 33 por ausência do registro ou comprovante do licenciamento, ambos obrigatórios.
Trinta condutores receberam a multa de R$ 2.934,70, que é para todos que são flagrados dirigindo após o consumo de álcool. Os 12 que estavam embriagados, ou seja, nível de álcool superior a 0,33 mg/l ou sinais de embriaguez como olhos avermelhados, soluços, hálito com odor de bebida alcoólica, desordens na vestimenta, entre outros, sofreram autuação criminal na delegacia.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).