A ‘Operação Concurso Unificado’, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), empregará cerca de 400 policiais militares para a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”, neste domingo (18.08).
O efetivo atuará na segurança dos candidatos nos locais de prova, na escolta dos exames e nos prédios onde estão sendo guardados os cadernos de questões.
O planejamento da operação, pela Polícia Militar e pela Secretaria-adjunta de Integração Operacional (Saiop) da Sesp, teve início há algumas semanas. O trabalho dos policiais começou pela escolta dos carros dos Correios, que levam as provas até as cidades e locais de aplicação.
Em Mato Grosso, o reforço policial prioriza 8 municípios estabelecidas como locais de provas. A lista é composta por Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra e Rondonópolis, de acordo com informações do Governo Federal.
“A PM está emprenhada há semanas em ações desse concurso. E nosso trabalho não termina logo após aplicação das provas. Também fazendo a escolta reversa, ou seja, ao término, garantimos a segurança no retorno dos malotes com as provas para as agências dos Correios”, destaca o subchefe de Estado Maior da PM, coronel José Nildo Oliveira.
José Nildo lembra que a ‘Operação Concurso Unificado’ foi planejada no início de abril para ser executada na primeira semana de maio. Entretanto, a data das provas, que seria de 5 de maio, foi adiada em todo país em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul que deixaram mortos e milhares de desabrigados.
“A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a segurança pública e a integridade dos processos que afetam a vida dos cidadãos. A transparência nas ações durante o concurso é de suma importância e todos os policiais envolvidos têm instruções claras para evitar qualquer contato direto com as provas, mantendo o foco na segurança e ordem públicas”, completa o subchefe de Estado Maior da instituição militar.