A Prefeitura de Cuiabá se manifestou por meio de comunicado sobre a ‘Operação Athena’, deflagrada na manhã desta terça-feira (17), pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), na Empresa Cuiabana de Saúde Pública, informando que o prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), convocou o corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para uma reunião de urgência no Palácio Alencastro, na manhã desta terça.
A operação investiga esquema criminoso na Empresa Cuiabana de Saúde Pública, praticados entre 2021 e 2024. São cumpridas 16 ordens judiciais em Cuiabá e Várzea Grande, entre mandados de buscas, sequestro de bens e afastamento de função pública contra investigados. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 3,950 milhões.
Conforme o comunicado da Secretaria Municipal de Comunicação, o Executivo não irá emitir notas, manifestando sua versão sobre o novo inquérito. A orientação é manter sigilo até que a gestão tenha detalhes sobre a operação da Polícia Civil.
O comunicado ainda afirma que Emanuel Pinheiro se prepara para conceder coletiva nesta quarta-feira (18) quando conversa com a imprensa sobre o episódio.
A Deccor decretou a suspensão do exercício de função de cinco servidores públicos, sendo que um deles é o atual diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Giovani Valar Koch.
Confira o comunicado na íntegra:
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá não irá emitir nenhuma nota a respeito da ação desencadeada na manhã desta terça-feira, 17, mas eu adianto que o prefeito está reunido com a equipe técnica e que amanhã (18) ele irá se manifestar por meio de uma coletiva de imprensa. Obrigada.