Onda de calor deve elevar temperaturas em até 5°C acima da média em todo Estado

Uma onda de calor atinge todo Mato Grosso e permanece até a sexta-feira (25), diz alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme o comunicado, as temperaturas podem ter altas de até 5° C acima da média. Ao todo foram emitidos três alertas para o estado, nesta quarta-feira (23), sendo os outros dois para baixa umidade. A onda de calor recebeu alerta amarelo, que corresponde a perigo potencial.

Segundo o Instituto, a onda iniciou às 12h15 desta terça-feira (22) e deve encerrar às 18h da próxima sexta-feira. Nesse período, a situação climática pode representar leve risco à saúde.

De acordo com dados do Inmet, desta quarta até sexta-feira a temperatura em Cuiabá, deve variar entre 42° e 39°C graus. Na terça-feira, a Capital ficou no topo da lista, sendo a cidade que registrou maior temperatura, chegando a marcar  40.8°C.

Outros alertas, amarelo e laranja, de baixa umidade do ar também encobre os 141 municípios onde os índices devem variar nesta quarta-feira entre 12% e 20%. O comunicado também alerta para risco de incêndios florestais. 

A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta para as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar para todo o Estado nesta quarta-feira. A recomendação, nesse período de tempo seco e elevadas temperaturas, é para que a população beba bastante água e consuma alimentos leves. 

Também é recomendado que se evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h, bem como banhos quentes e aglomerações ou permanência prolongada em ambientes fechados. 

Em caso emergência acione o  Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou Defesa Civil pelo número 

Acesse o grupo do Cuiabá Notícias no WhatsApp e receba notícias atualizadas

  (CLIQUE AQUI)

“Ao comentar você declara ter ciência dos termos de uso de dados e privacidade
do Portal e assume integralmente a responsabilidade pelo teor do
comentário. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *