As obras do Hospital Veterinário Municipal – Complexo Manchinha, uma iniciativa inédita no país que coloca Cuiabá em evidência como a única capital a dispor de uma unidade de saúde pública exclusiva para o atendimento e cuidados aos animais domésticos (cães e gatos), serão concluídas até o término do ano de 2024. A gestão Emanuel Pinheiro investirá cerca de R$ 7 milhões de recursos próprios, sendo o projeto executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Toda a parte de ferragem para a estrutura está pronta e os maquinários darão início à concretagem do alicerce para erguer as paredes. Aproximadamente 15 pessoas estão trabalhando na obra. O vice-prefeito José Roberto Stopa vistoriou as obras da unidade, construída às margens da Rodovia Palmiro Paes de Barros, no Coxipó, região Sul de Cuiabá, na semana passada.
Segundo o vice-prefeito, alguns entraves, como problemas ambientais no que se refere à legalização da área, atrasaram o andamento da obra. “E nós retornamos com toda a força possível e ao término deste ano Cuiabá será uma das poucas capitais ou a única do Brasil a ter um hospital como esse”, declarou. Ele explica que serão investidos cerca de R$ 7 milhões na obra, sendo que o projeto inicial ganhou uma amplitude maior, foi melhorado com a ampliação de algumas áreas de atendimento, entre elas a do canil, que terá uma capacidade maior, a entrada do hospital que será asfaltada e benfeitorias no entorno, drenagem e a construção de uma guarita.
“Estamos prevendo toda a infraestrutura necessária para que seja entregue um projeto de qualidade. Devido ao aumento da estrutura e também de algumas salas e a entrada e ainda, em virtude da realidade do momento, o investimento será maior que o previsto inicialmente. Melhoramos a capacidade entre 30%, e em alguns casos até 40%”, revelou Stopa.
A administração do Hospital Veterinário será conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, responsável pelas tratativas em relação à oferta dos serviços. A Secretaria de Obras Públicas está responsável pela construção da obra.
“A iniciativa de construção foi idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que é uma defensora da causa animal e mantém-se engajada em ações de proteção. Entendemos a necessidade do cuidado. Em nossa gestão, instalamos uma secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal que trabalha no resgate, fiscalização de maus-tratos e na promoção da adoção responsável. Nos próximos meses teremos uma obra, um hospital veterinário público, que será referência no país”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.