A partir desta sexta-feira (30), a 4ª fase das obras de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Avenida da FEB, em Várzea Grande, avança até a trincheira do Zero KM, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon. Essa etapa resultará na interdição de meia pista nos dois sentidos da avenida, exigindo atenção redobrada por parte de pedestres e motoristas. A decisão foi tomada em uma reunião com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Várzea Grande.
A 4ª fase das obras compreende o trecho do Viaduto Isabel Campos que dá acesso à Ponte Nova, na Avenida Miguel Sutil em Cuiabá até a trincheira do Zero KM. Além disso, serão implantadas rotas alternativas, adequações no pavimento asfáltico já existente, sinalização de trânsito e apoio da Guarda Municipal para melhor orientar os condutores e pedestres que transitam pela região.
No sentido de Várzea Grande para Cuiabá, as rotas alternativas indicadas são a Avenida 31 de Março e a Rua Irmã Elvira, localizada ao lado da concessionária Domani. Já para quem se desloca de Cuiabá para Várzea Grande, é possível desviar pela Rua Benedita Bernardino Curvo, ao lado do Shopping Fórmula, ou pela Avenida Dom Orlando Chaves.
Como parte das obras, estão sendo construídas baias para parada de ônibus abaixo do viaduto Isabel Campos, o que contribui para garantir a faixa exclusiva à direita (Direita Livre) nos dois sentidos da pista e proporcionar maior fluidez no trânsito. Para a próxima fase da obra, que compreenderá o trecho do Zero KM até o aeroporto, está prevista a ampliação das baias de ônibus e melhorias pontuais na pista da Avenida da FEB. Além disso, há o compromisso da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande, de revitalizar as ruas de acesso que serão utilizadas como rotas alternativas, oferecendo mais opções para os motoristas.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, ressaltou a importância das obras para a mobilidade urbana da região.
“O Governo do Estado avança com as obras do BRT, um projeto essencial para melhorar o transporte público e a qualidade de vida da população. Pedimos a compreensão de todos nessa fase de interdição e reforçamos a importância de seguir a sinalização e buscar as rotas alternativas indicadas”, afirmou o prefeito.
Kalil Baracat lembrou que após quase uma década de paralisações e atropelos que causaram muitos prejuízos a Várzea Grande e sua população, o governador Mauro Mendes de forma racional optou pelo modal de transporte que pudesse se transformar em uma realidade e permitir que um dos maiores corredores comerciais de Várzea Grande, voltasse a promover qualidade de vida e crescimento econômico.
O coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo, também destaca a necessidade de atenção por parte dos pedestres e motoristas.
“Com a interdição de meia pista nos dois sentidos da Avenida da FEB, é fundamental que todos estejam atentos à sinalização e busquem as rotas alternativas. Nos horários de pico, é importante planejar o deslocamento com antecedência e evitar congestionamentos”, ressaltou Velo.
Nos horários de pico, a Avenida da FEB, tanto no sentido Centro de Várzea Grande ou Cuiabá, chega a comportar 5 mil veículos.
Durante a reunião, estiveram presentes o secretário de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande, Luiz Celso de Moraes, o engenheiro civil Gideon Costa e o coordenador de Mobilidade Urbana pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda Velo. Representando o Governo do Estado, estavam os secretários de Estado Isaac Nascimento, Rafael Detoni, Marcelo Oliveira, além da engenheira Mary Cerci.
Com as obras do BRT em pleno andamento, é essencial que a população esteja consciente dos desvios e mudanças temporárias no trânsito. Pedestres e motoristas devem redobrar a atenção, seguir a sinalização e utilizar as rotas alternativas indicadas, especialmente nos horários de pico, a fim de garantir a segurança e a fluidez do tráfego durante todo o processo de implantação do BRT na Avenida da FEB em Várzea Grande.
Secom-VG