A arte indígena contemporânea retratada por obras que misturam conhecimentos e práticas tradicionais dos povos do Oiapoque (Amapá) está sendo exibida na exposição Waçá-wará, de terça a domingo, das 14h às 21h, no Sesc Arsenal, em Cuiabá. A exposição tem entrada gratuita e segue até dia 17 de setembro.
Composta por 38 peças, a exposição conta com pinturas em tela, esculturas, desenhos e gravuras. As obras produzidas pelo coletivo de artistas e mestres indígenas representam os quatro povos do Oiapoque, Waçá-wará e são fundamentais para a história da arte indígena do país.
“Propagar essa produção artística fomenta que os indígenas sejam protagonistas de suas próprias histórias, para que elas possam ser difundidas pelos próprios produtores”, frisa a diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo.
Conforme explica a diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, o principal objetivo do evento é o fortalecimento da cultura indígena por meio das artes.
“O objetivo principal é fortalecer a cultura por meio da arte, ao mesmo tempo em que se transmite conhecimentos sobre a história do país. Uma forma de representar as terras indígenas da região por meio de expressões contemporâneas dos conhecimentos e práticas de cada povo indígena, disse ela.
Serviço
Exposição “Waçá-wará”
Onde:Galeria das Artes – Sesc Arsenal
Quando:até 17 de setembro (de terça a domingo, das 14h às 21h)
Valor:Gratuito